As pessoas frequentemente esquecem que o volume na fórmula de empuxo se refere ao volume do líquido deslocado (ou o volume submerso do objeto), e não necessariamente a todo o volume do objeto. Às vezes as pessoas pensam que a força de empuxo aumenta conforme aumenta a profundidade do objeto submerso em um fluido.
“A intensidade do empuxo depende da densidade – massa dividida pelo volume – e da quantidade do líquido que foi deslocado”, diz o físico Cláudio Furukawa, da Universidade de São Paulo. Quanto maior a densidade, maior o empuxo. A água dos rios e lagos tem uma densidade aproximada de 1 grama por centímetro cúbico.
Se um objeto mergulhado em um fluido afunda, podemos afirmar que a sua densidade é maior que a do líquido e que o seu peso é superior ao empuxo. Se as densidades do corpo e do fluido forem iguais, o corpo permanecerá em equilíbrio no líquido e podemos afirmar que o empuxo é igual ao peso do corpo.
Quando entramos na água em uma piscina, por exemplo, sentiremos a pressão da água sobre nós e, quanto mais fundo mergulharmos, maior será essa pressão. Caso o líquido seja mais denso que a água, a pressão será ainda maior.
A diferença de pressão entre dois pontos de um fluido é determinada pelo produto entre sua densidade, o módulo da gravidade local e a diferença de altura entre esses pontos. O princípio fundamental da Hidrostática estabelece que, quanto maior for a profundidade de um fluido, mais pressão ele exercerá.
Quanto maior for a superfície de contato das substâncias reagentes, maior será a velocidade com que se processará a reação.
Pressão é uma grandeza física escalar definida pela razão entre a força aplicada e sua área de contato. A unidade de pressão no sistema internacional de unidades é o pascal. Pressão é uma grandeza escalar definida como o módulo da força aplicada dividida por unidades de área.
A pressão intrapulmonar diminui na inspiração, fazendo com que o ar entre nos pulmões. Quando o ar entra, a pressão atmosférica e a intrapulmonar ficam, temporariamente, equilibradas.
Diferentemente do que ocorre na inspiração, há uma redução do volume da caixa torácica, que volta ao seu tamanho de repouso, e uma retração dos pulmões, o que faz com que a pressão interna fique maior que a externa. O aumento da pressão intrapulmonar faz com que o ar seja lançado para fora do nosso corpo.
A diminuição da pressão intrapulmonar causa a entrada de ar nos pulmões. Na expiração, por sua vez, ocorre a eliminação de ar pelas vias respiratórias. Nesse processo, tanto o diafragma como os músculos intercostais relaxam, fazendo com que a caixa torácica retorne ao seu tamanho normal.
1. Por que a respiração celular depende da respiração pulmonar? Porque a respiração celular depende do gás oxigênio que é fornecido pela respiração pulmonar.