Sambaquis são sítios pré-históricos de pescadores-caçadores-coletores que habitaram quase a totalidade do litoral brasileiro e guardam vestígios de uma importante fase de ocupação da região em tempos pretéritos. Tais locais apresentam, principalmente, características ritualísticas.
Os povos sambaquis se caracterizam por habitar regiões do litoral, e ter como hábito alimentar o consumo de peixes e outros alimentos provenientes do mar. São reconhecidos por sua mobilidade territorial, ou seja, não são povos sedentários, mas nômades.
Os sambaquis predominam em regiões costeiras de recorte acentuado, como baías, enseadas, restingas, ilhas próximas à costa ou estuários, como o litoral catarinense, Baía da Guanabara, Baía de Todos os Santos e a região de São Vicente, no litoral paulista.
É importante preservar os samaquis pois fazem parte da pré história brasileira e ao destrui-lo deixaremos de descobrir como foi a vida dos homens que viviam aqui.
À medida que a chuva deforma os moluscos e os ossos enterrados, eles acabam sofrendo uma fossilização química, permitindo que o cálcio se difunda em toda a estrutura e petrificando fragmentos e ossos que possam estar lá. Alguns grupos indígenas o usam como abrigo, enterrando os mortos nele.
A tese mais comum sobre a existência dos sambaquis explica que a sucessão de comunidades litorâneas foi responsável pela acumulação de conchas, ossos de peixes e outros restos de alimento próximos a vestígios de casas e ossadas humanas.
Atualmente, há desaparecimento dos sambaquis pelos següintes motivos: - Destruição dos mesmos pela indústria extrativista para a produção de cal; - Construções irregulares e crimes ambientais.
Resposta. Resposta: Os sambaquis são excelentes fontes históricas pois apresenta restos materiais desse período. Com eles é possível saber de que se alimentavam e como viviam.
Restos humanos Cada comunidade construía os seus sambaquis para atender finalidades específicas, como demarcação de território, mirante, cemitério etc. Os mortos eram enfeitados com colares de conchas e enterrados com objetos como pontas de osso, lâminas de machado de pedra.
A palavra sambaqui é formada por dois elementos da língua tupi: "tamba", que quer dizer moluscos, e "ki" que significa amontado ou depósito.
No Brasil os Sítios Arqueológicos são protegidos por lei e é crime destruí-los. ... Além disso, eles são considerados patrimônio cultural da região. Os donos das propriedades que suspeitarem terem encontrados vestígios arqueológicos deverão informar ao IPHAN sobre tal achado.