A asparagina é sintetizada a partir do aspartato e o grupo amino provém da glutamina. A alanina é oriunda da transaminação do piruvato e glutamato. A serina é sintetisada a partir do gliceraldeído-3-fosfato, sendo que a glicina e a cisteína derivam da serina. ... Visão geral da síntese dos aminoácidos não-essenciais.
Trata-se de um aminoácido bastante utilizado na produção cosmética pelas suas propriedades hidratantes. A lisina ajuda na obtenção de um cabelo alinhado da raiz até às pontas por mais tempo, potenciando a absorção do cálcio. Ajuda, igualmente, no fortalecimento, crescimento e regeneração dos cabelos.
Os fios ou fibras capilares são constituídos basicamente por cerca de 65 a 95% de proteínas, sendo a queratina aquela presente em maior quantidade. As proteínas são polímeros de condensação ou macromoléculas formadas por uma sequência de 15 a 20 tipos de aminoácidos.
O componente primário do fio é a queratina que corresponde entre 65% e 95% do peso da fibra capilar, outros elementos, no entanto fazem parte da sua composição, como: O mais importante é a cisteína, que contém enxofre em sua molécula, está presente em todo o polímero da queratina. ...
O fio de cabelo é composto basicamente por Carbono, Hidrogênio, Nitrogênio, Oxigênio e Enxofre que unidos, formam uma proteína chamada queratina que representa 85% da composição do cabelo, completado por 12% de água e 3% de lipídios.
Estas propriedades incluem a elasticidade, a rigidez, a área da secção transversal, a forma, a densidade e a carga estática. A aparência do cabelo no dia-a-dia depende destas qualidades, bem como a resistência do cabelo a água e alongamento.