O número de ouro é o representante matemático da perfeição na natureza. Ele é estudado desde a Antiguidade e muitas construções gregas e obras artísticas apresentam esse número como base. O número de ouro é representado pela letra grega phi e é obtido pela proporção = 1...
A História do número de Ouro A história deste enigmático número perde-se na antiguidade. No Egipto as pirâmides de Gizé foram construídas tendo em conta a razão áurea : A razão entre a altura de um face e metade do lado da base da grande pirâmide é igual ao número de ouro.
Em geometria, o retângulo de ouro surge do processo de divisão em média e extrema razão, de Euclides. Ele é assim chamado porque ao dividir-se a base desse retângulo pela sua altura, obtêm-se o número de ouro 1,618.
A aplicação clínica da proporção áurea na Odontologia estética pode ser definida como a relação da largura virtual dos incisivos centrais, em uma vista frontal, com os demais dentes vizinhos, e que cada dente deve ter aproximadamente, 60% do tamanho do seu antecessor (BARATIERI et al., 1998; CHAVEZ et al., 2002).
Os pontos formados nestas intercessões são conhecidos como pontos de ouro. Sendo assim, ao invés de centralizar o assunto, ele será posicionado nestes pontos, o que dará à foto uma composição mais elaborada. O objetivo é conseguir uma maior harmonia entre os elementos da foto.
O fundamento do seu funcionamento é simples: o próximo número será sempre a soma dos dois anteriores. Portanto, os 15 primeiros termos da sequência são: 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233 e 377.
Fibonacci é uma sequência numérica utilizada em diversas áreas. No mercado financeiro, é utilizada na análise de tendência, traçando projeções e retrações. Fibonacci é, na matemática, uma sequência em que cada número seguinte corresponde à soma dos dois anteriores.