Porcelanatos e cerâmicas Resistentes e impermeáveis, a cerâmica e o porcelanato são perfeitos para revestir áreas externas em locais com muita umidade. Além de serem muito fáceis de aplicar, esses revestimentos também podem proporcionar proteção térmica, mantendo a temperatura interna mais agradável.
Por ser um ambiente de grande circulação de pessoas e que fica exposto a sujeira e gordura, os tipos de piso para área externa residencial mais indicada para áreas gourmet são o porcelanato acetinado e a cerâmica.
Conheça os 7 melhores tipos de revestimento para fachadas
13 Lindas Ideias Para Revestir Suas Paredes Externas
Para evitar problemas de estética e de conservação, confira nosso guia com 7 tipos de revestimento de parede externa:
Entre as alternativas existentes no mercado estão a cerâmica e o porcelanato que apresentam variadas texturas, cores e formatos. Os dois tipos podem ser aplicados em muros, fachadas, varandas e qualquer outra superfície externa....Índice do conteúdo:
Invista em tintas impermeabilizante e vernizes resistentes É o caso da tinta impermeabilizante que, como o próprio nome diz, impede que a água penetre nas paredes. Para que o resultado seja satisfatório, o recomendado é realizar uma boa diluição e preparar bem a superfície afetada, caso o problema já tenha ocorrido.
Passo a passo:
Como colocar cerâmica Coloque a cerâmica sobre a argamassa movimentando-a levemente para que chegue à posição correta. Com um martelo de borracha, bata na peça para que ela assente completamente, amassando os sulcos criados.
Veja o passo a passo:
É possível colar cerâmica sobre cerâmica, mas isso deve ser feito utilizando a argamassa própria (argamassa colante AC-III). Existem várias marcas de boa qualidade, tanto de argamassa quanto de cerâmica. É necessário tomar alguns cuidados importantíssimos.
Efetue dupla camada em áreas de tráfego intenso, para peças iguais ou maiores que 900 cm² ou com reentrâncias e saliências maiores que 1 mm no tardoz da cerâmica. Aplique as peças efetuando um pequeno escorregamento lateral até conseguir o amassamento dos cordões. Use, para auxílio, um martelo de borracha.
2- Azulejo sobre azulejo Muitas pessoas não recomendam o assentamento de azulejos sobre azulejos, mas ainda sim é possível fazer isso de forma confiável. Antes de começar o processo é preciso verificar algumas coisas: procure por peças soltas, descoladas estufadas e quebradas.
Antes de tudo, é preciso fazer a limpeza da superfície e em seguida a marcação de onde será colocado o piso. Depois é só aplicar a argamassa especial para fazer o piso sobre piso, como a Votomassa para piso sobre piso, da Votorantim, e depois ir colocando um a um.
Estipule o projeto de paginação do piso de cerâmica para banheiro antes de iniciar o trabalho; Se o piso cerâmico que você escolheu for muito grande, use a desempenadeira para espalhar a argamassa no piso e no chão. Dessa forma, não haverá áreas sem argamassa; O piso de cerâmica para banheiro não precisa ser umedecido.
Coloque seu azulejo na parede e mova lateralmente - assim, você cria sucção e maior aderência. Use os espaçadores para garantir que o espaço entre azulejos seja uniforme; e, para mais fixação, dê batidinhas com o martelo de borracha. Prossiga com esse mesmo processo ao longo da parede.
Para prender os azulejos e criar um piso sólido para o seu banheiro, você precisará primeiro colocar uma camada fina de argamassa e então passar rejunte para ligar as peças uma à outra. A argamassa geralmente vem em duas variedades: a pré-misturada e a não misturada, que vem em caixas.
É importante, no entanto, lembrar que pisos possuem uma maior capacidade de resistência a impactos, o que não ocorre com a maior parte dos revestimentos de parede. Ou seja, o piso pode ser usado na parede, mas os revestimentos não podem ser usados no chão.
Para colocar piso,revestimento e principalmente porcelanto em parede pintada a tecnica correta e lixar toda a tinta deixar no reboco e amaciar a parede com argamassa ac3. Depois é só assentar o porcelanto e te gharanto que cola 100% sem erro.
Qual o melhor local para colocar o revestimento?
O tipo de revestimento para a cozinha mais utilizado nos projetos de decoração são os azulejos, porém o mercado oferece outras opções como os ladrilhos, mosaicos, pastilhas de vidro, mármore, porcelanato, madeiras, cimento queimado e pedras.
Para revestir todas as paredes, fica exagerado, por ser um revestimento marcante. Opte por um piso mais neutro, como um porcelanato cinza ou cimento queimado. Os ladrilhos estão disponíveis em inúmeros desenhos e cores, e em alguns lugares são feitos com qualquer desenho que você forneça.
Dicas para a escolha do revestimento ideal para a cozinha
Na cozinha, azulejos e/ou pastilhas devem ser colocados na área do fogão, coifa e pia, para facilitar a limpeza e conservação no dia a dia. E nem precisa, necessariamente, ser azulejo! Há inúmeras alternativas para o revestimento, como granito, pedra, mármore…
Combinando as cores Revestimentos nos tons de vermelho, laranja, amarelo e marrom, ou seja, cores quentes são ótimas para ambientes com maior circulação de pessoas, como salas, cozinhas e ambientes comerciais. Já em lugares muito pequeno acaba trazendo sensação de sufocamento quando há muitas pessoas no mesmo espaço.
“Não precisa ser, necessariamente, azulejo. Precisa ser um material impermeável. Granito, pedra, mármore, revestimento cimentício...”, exemplifica. Também arquiteta, Luiza Altman concorda que revestimento impermeável só é necessário na área do chuveiro.