Grande parte das tabelas periódicas posiciona o Hidrogênio na família IA (metais alcalinos), em virtude da semelhança em relação ao subnível mais energético do grupo, que é o s1.
Não metal
• Hidrogênio + ametais O hidrogênio é uma exceção, pois ele tem apenas um elétron na camada de valência e para atingir a estabilidade, assim como o gás hélio, precisa adquirir mais um elétron. É importante reforçar que o hidrogênio não irá perder seu único elétron, mas sim compartilhar com um ametal.
Os átomos se ligam entre si para formar as moléculas. Os tipos de ligação são: Regra do octeto: A partir da observação dos gases nobres que possuem 8 elétrons em sua última camada (com exceção do Hélio que possui 2 elétrons), formulou-se a regra de que os átomos se estabilizam eletronicamente quando atingem esse valor.
Os átomos se unem através do compartilhamento dos elétrons de valência. Este compartilhamento acontece até atingir oito elétrons “REGRA DO OCTETO”. Na formação de uma ligação covalente os átomos tendem a completar seus octetos pelo compartilhamento de elétrons.
Podemos encontrar ligações covalentes: simples, onde cada átomo compartilha um elétron, dupla, compartilhando dois elétrons, tripla, compartilhando três, ou dativa, em que um átomo, após completar o octeto, doa um par de elétrons para o outro. ... A molécula mais conhecida é a água.
Uma ligação covalente é formada quando dois átomos compartilham pares de elétrons. ... Quando os átomos se combinam através da formação de ligações covalentes, o conjunto resultante de átomos é chamado de molécula. Sendo assim, podemos dizer que uma molécula é a unidade mais simples de um composto covalente.
O cloreto de sódio (NaCl) é um sal inorgânico formado pela ligação iônica entre o sódio e o cloro. ... Na realidade, há uma grande quantidade de átomos desses dois elementos que se unem e formam um aglomerado iônico de forma geométrica definida, que é chamado de retículo cristalino.
O átomo encontra-se estável quando acontece o emparelhamento de todos os seus elétrons, isto é, quando estão todas as caixas com dois elétrons cada.
Saindo da física e entrando na química: os átomos se ligam seguindo a regra do octeto, segundo a qual os átomos tendem a combinar-se de modo a ter, cada um, oito elétrons na sua camada de valência – a última camada a receber elétrons.
Estabilidade química: precisam completar seus orbitais incompletos perdendo, ganhando ou compartilhando elétrons. Camada de Valência: em geral as ligações químicas envolvem apenas a última camada do átomo. ... Os átomos se unem para formar as moléculas, que por sua vez formam as substâncias.