Testimonium Flavianum (em português "Testemunho de Flávio") é um trecho da obra Antiguidades Judaicas, escrita no século I pelo historiador judeu Flávio Josefo, que menciona Jesus de Nazaré como o Cristo.
O grupo de João de Giscala, principal inimigo de Flávio Josefo, era acusado de invadir a casa dos ricos, matar e estuprar (4,560). ... Ele chegou a ser considerado pelo povo como um inimigo pior que os romanos (4,558). Os próprios zelotas tentaram prender Simão (4,538).
Foi a investida de 70 mil soldados, no ano 70 d.C., para conter uma rebelião dos judeus contra a autoridade de Roma. Ao encarar as muralhas de Jerusalém, atrás das quais milhares de revoltosos se refugiaram, os romanos, liderados pelo general Tito, viram que a batalha seria dura, mesmo atacando com quatro legiões.
A cidade de Jerusalém esteve sob domínio dos romanos até a queda do Império Romano do Ocidente em 476 d.C. Depois disso, os bizantinos (herdeiros do Império Romano) ficaram no controle da cidade.
A região foi invadida pelos antigos assírios, babilônios, persas, macedônios e romanos. Roma foi o império que nomeou a região como Palestina e, sete décadas depois de Cristo, expulsou os judeus de suas terras depois de lutar contra os movimentos nacionalistas que buscavam independência.
O antissemitismo é tão antigo na sociedade quanto o judaísmo e iniciou-se pelo ódio de populações de certos locais à migração de judeus advinda de suas diásporas — originalmente: expulsões, escravizações e fugas de povos judeus de seus locais de origem.
Em algumas regiões brasileiras, certos costumes judaicos podem ser identificados, tais como: o descanso no sábado (shabat), a circuncisão de filho; fazer a higiene da casa na sexta-feira; banhar e amortalhar um defunto; e celebrar as datas judaicas.
Alguns imigrantes judeus sefarditas começaram a chegar ao Brasil no século XIX, vindos principalmente do Marrocos, estabelecendo-se na Amazônia, principalmente em Belém, onde fundaram em 1824 a mais antiga sinagoga em funcionamento no Brasil.
Embora tenha aproximadamente a metade da população judaica da vizinha Argentina, o Brasil foi o país latino que enviou mais imigrantes para Israel por dois anos consecutivos. Calcula-se que 120.
A inexistência de movimentos antissemitas ou práticas discriminatórias significativas no Brasil contribuiu para a identificação geral dos judeus como brasileiros de classe média e para a manutenção de muitos vínculos que ainda ligam a comunidade judaica.
Atualmente, os judeus são 76,4% da população israelense, ou 5 433 842 milhões de cidadãos. O começo do estado de Israel foi marcado pela imigração em massa de sobreviventes do Holocausto e de judeus fugindo de terras árabes.
Os hebreus eram um povo da Antiguidade que, segundo a narrativa bíblica, teria suas origens na Mesopotâmia. Os hebreus migraram para Canaã, supostamente por um chamado de Deus, e depois de um tempo no Egito teriam penetrado lentamente na região.
Jerusalém é mais central e poderia incentivar a unidade do reino. Para reforçar este projeto, Davi procurou dar um caráter religioso a Jerusalém, trazendo a Arca da Aliança para lá.
Segundo o Velho Testamento, no ano 1000 a.C., Davi, rei de Judá e Israel, conquistou Jerusalém dos jebuseus, uma tribo cananeia. Ele mudou a sede de seu governo para Jerusalém, que se tornou capital e centro religioso do reino.
Consiste de um promontório estreito que avança rumo ao sul, a partir do Monte do Templo. Foi uma cidade cercada por muralhas durante a Era do Bronze e, de acordo com a tradição bíblica, teria sido ali que o rei Davi construiu seu palácio e estabeleceu sua capital.
Para os representantes do movimento rastafári, Sião representa a terra prometida. ... Para as Testemunhas de Jeová, Sião significa o céu (domínio espiritual), onde somente os escolhidos como primícias de Deus irão viver quando morrerem, em sião também vivem os Anjos e o próprio Jeová Deus, visto ser o domínio espiritual.
Pouco antes da conquista romana de Jerusalém e da destruição do Segundo Templo, Josefo descreveu o Monte Sião como uma colina do outro lado do vale para o oeste. Assim, a colina ocidental que se estendia pelo sul da Cidade Velha acabou sendo conhecida como "Monte Sião" e assim permanece desde então.
Recordemos ainda que na tradição profética a expressão «Filha de Sião» é por vezes usada juntamente com o termo «virgem»17. Isaías chama à cidade de Jerusalém «a virgem Filha de Sião» (Is 37,22).
Os que confiam no Senhor são como o monte de Sião, que não se abala, firme para sempre. Como em redor de Jerusalém estão os montes, assim o Senhor, em derredor do seu povo, desde agora e para sempre. O cetro dos ímpios não permanecerá sobre a sorte dos justos, para que o justo não estenda a mão à iniquidade.