Levando em conta o posicionamento do tórax e o movimento de pernas e braços, oficialmente existem quatro tipos de nados nas provas do esporte: livre, costas, peito e borboleta.
As fases que se deve dominar antes de iniciar a aprendizagem dos nados são: os primeiros contatos com a água, a respiração, a flutuação, a propulsão e a entrada na água. Após a aprendizagem destas fases é que serão introduzidos os nados propriamente ditos.
Natação: Saiba quais são os tipos de nado
As provas são disputadas na piscina de 50m, e as provas individuais são: disputadas são 50 e 100 metros nado livre, 100 metros nado costas e peito, 100 metros nado borboleta e 200 metros nado “medley”. No estilo revezamento as provas são 4 x 100 metros nado livre e 4 x 100 metros com quatro estilos.
As saídas dos nados borboleta, peito, medley (individual) e crawl são realizadas fora da água, do bloco de partida, por mergulho (“dive” em inglês). No master, a saída pode ser feita de qualquer posição – no limite de sua raia – fora do bloco. ... Vamos ficar apenas na natação tradicional, saída com mergulho.
Se você é amante da natação e já deu algumas braçadas por aí, com certeza já ouviu falar que existem dois tipos de piscina, a tradicional, olímpica, com 50m de comprimento e a semiolímpica, com metade do tamanho (25m). A primeira também é conhecida como piscina longa e a segunda como piscina curta.
São várias provas, divididas em quatro categorias: curta, média, longa e triátlon. A modalidade também é representada no Campeonato Pan-Pacífico de Natação.
Atletas Brasileiros
Atualmente, o grande nome da natação brasileira é o nadador Thiago Pereira que conquistou seis medalhas de ouro em uma só edição dos jogos Pan-Americanos. Existem quatro estilos na natação: crawl, costas, borboleta e peito, a prática desses quatro estilos em uma mesma prova é denominada de medley.
Cesar Cielo e Etiene Medeiros foram eleitos os melhores nadadores do Brasil na década no Troféu Best Swimming, premiação realizada pelo site de mesmo nome, focado em esportes aquáticos.
A classificação final foi a seguinte:
Atletas brasileiros e história das Olimpíadas
No Brasil, o Atletismo começa nas últimas décadas do século 19. Nos anos 1880, o Jornal do Commercio, do Rio de Janeiro, anunciava resultados de competições na cidade. Nas três primeiras décadas do século 20, a prática atlética foi consolidada no País.
No Brasil, o Atletismo começa nas últimas décadas do século 19. ... Em 1914, a Confederação Brasileira de Desportos (CBD) filiou-se à IAAF. Em 1924, o País participou pela primeira vez do torneio olímpico, ao mandar uma equipe aos Jogos de Paris, na França. No ano seguinte, em 1925, foi instituído o Campeonato Brasileiro.
776 a.C.
O atletismo surgiu nos Jogos Antigos da Grécia. Desde então, o homem vem tentando superar seus movimentos essenciais como caminhar, correr, saltar e arremessar. ... - lançamentos e/ou arremessos : podem ser de dardo , disco , martelo e de peso . consiste em lançar o objeto , o mais longe possível do ponto inicial .
Em 1896 iniciaram-se em Atenas os Jogos Olímpicos, uma modificação restaurada dos antigos jogos que os gregos celebravam em Olímpia. Explicação: O atletismo surgiu nos Jogos Antigos da Grécia. Desde então, o homem vem tentando superar seus movimentos essenciais como caminhar, correr, saltar e arremessar.
O atletismo teve origem entre os gregos, na época dos antigos Jogos da Grécia e, com o tempo, foi ganhando diferentes categorias. O atletismo é um esporte com provas de pista de campo e marcha atlética. Antigamente, as provas disputadas eram as de corrida e lançamento de disco, feitos de pedra ou bronze.
O atletismo nasceu na Grécia, onde foram criados os estádios para realização das corridas a pé. Foi na Grécia também que houve o primeiro registro de uma competição de atletismo, durante as Olimpíadas realizadas em 776 a.C. Não pare agora...
As provas de arremesso e lançamento tem origem la na antiga civilização egípcia, onde era usadas pedras para os arremessos, isso a mais de 3 mil anos atras. No século 17 foram organizadas competições onde os soldados ingleses arremessavam balas de canhão. Na Era Moderna sua primeira edição foi em Atenas, em 1896.