Do patrimônio cultural fazem parte bens imóveis tais como castelos, igrejas, casas, praças, conjuntos urbanos, e ainda locais dotados de expressivo valor para a história, a arqueologia, a paleontologia e a ciência em geral. Nos bens móveis incluem-se, por exemplo, pinturas, esculturas e artesanato.
1º Constitui o patrimônio histórico e artístico nacional o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico.”
Patrimônio histórico
É constituída pelos seguintes departamentos: Patrimônio Histórico, Departamento de Bibliotecas, Museu Municipal, Escola de Música, Administração e Difusão Cultural abrangendo cinco setores: Antropologia, Arqueologia, Botânica, Geologia e Zoologia.
Os primeiros tombamentos realizados pelo Iphan, em Belém, no Estado do Pará, datam de 1940, com a Coleção Arqueológica e Etnográfica do Museu Paraense Emílio Goeldi. Em 1941, foram tombadas as igrejas da Sé, de Santo Alexandre, e de São João Batista, além do o Colégio Jesuítico.
patrimônio são os bens, direitos e obrigações de valor econômico e pertencentes a uma pessoa ou empresa.
Patrimônio nacional é um conjunto de bens que representam a história e a memória de um determinado país. São esses bens que ajudam a formar um sentimento nacional, que nos fazem sentir brasileiros.
O principal objetivo da preservação do patrimônio cultural de um povo é basicamente sua cultura, seus costumes, seus hábitos a sua essência. Por isso que os povos tentam sempre preservar suas culturas e hábitos para que eles sejam repassados durante longos períodos e para as gerações futuras.