O vitiligo é uma doença autoimune que promove a destruição pelo próprio organismo dos melanócitos, células responsáveis pela produção do pigmento melanina. O processo pode ser bem repentino, assim como ocorreu com Maria Antonieta. "O choque emocional pode estar ligado ao vitiligo, mas não é a sua causa.
O sintoma é o aparecimento de manchas mais claras que o tom de pele do paciente ou desenhos sem pigmentação. — Nos momentos iniciais, pode ser difícil, até mesmo para os médicos, identificar a doença. Mas, a partir do momento em que o vitiligo se expande um pouco, o diagnóstico fica mais evidente — diz Azulay.
Existem algumas causas para manchas brancas no bebê, como, por exemplo, pitiríase alba, nevo acrômico, vitiligo, entre outras. O dermatologista é o médico especialista que poderá dar o diagnóstico dessa alteração na pele. Procure um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Vitiligo pode acontecer com qualquer pessoa, embora seja mais comum em pessoas com a cor de pele mais escura. A doença também pode aparecer durante qualquer fase da vida, mas o seu surgimento é muito mais comum até os 20 anos de idade.
Existem dois tipos de vitiligo:
O vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele. As lesões formam-se devido à diminuição ou à ausência de melanócitos (células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados.