O veneno das lacraias é muito pouco tóxico para o homem. Embora existam muitas lendas a respeito desse animal, não há, no Brasil, relatos comprovados de morte nem de envenenamentos graves em acidentes com lacraias. Os sintomas são: dor forte e inchaço (edema) no local da picada.
Lacraias costumam viver sob troncos, pedras e entulhos. Diferentes espécies de lacraias se distribuem por todos os lugares do mundo, inclusive no Brasil. Por aqui, há cerca de 145 espécies, sendo 10 delas especialmente perigosas, como a Scolopendra viridicornis e a Scolopendra subspinipes.
Mantenha o local da picada o mais limpo possível. Embora o veneno das lacraias não seja muito perigoso para o ser humano, é bom procurar orientação médica. Não existe antídoto; deve-se aplicar compressas quentes no local. Pode-se fazer uso de analgésicos e anestésicos sem adrenalina no local.
Nas áreas residenciais, a lacraia procura os lugares que não recebam incidência direta de luz do sol e que sejam úmidos, não só para se proteger de predadores, mas também para evitar a desidratação.
Manter um ambiente limpo, menos úmido possível, fechar os locais por onde ela possa aparecer e evita o aparecimento de outros insetos que possam atrair a lacraia, já é uma boa forma de acabar com o aparecimento desse inseto na sua casa.
Embora as pessoas usem o termo “mordida”, a lacraia na verdade não usa o aparelho bucal para romper a pele do predador. Dessa forma, quando uma centopeia se sente ameaçada, ela fura a pele de sua presa com as pontas em forma de pinça das pernas mais próximas da cabeça, que são chamadas de forcípulas.
É perigoso? É venenoso? Piolho de cobra não morde. Pelo contrário: se você mexer com ele, a reação do bichinho vai ser apenas se defender, enrolando-se como uma cobra.
Comportamento. Os piolhos de cobra são encontrados em troncos, folhas ou pedras, mas também podem aparecer dentro de residências. Isso porque eles procuram lugares úmidos para viver. Assim, quando existe um excesso de irrigação em áreas de jardins, eles podem migrar para ambientes internos.
O controle do piolho-de-cobra pode ser realizado, com relativo sucesso, aplicando-se inseticida nas sementes ou realizando-se pulverizações sobre as plantas. Os ingredientes ativos mais eficazes para o controle dessa praga pertencem aos grupos dos carbamatos e fenil-pirazóis (fipronil).
A lacraia atua como predadora e se move rapidamente em busca de presas, pequenos roedores, insetos e minhocas; os piolhos -de-cobra movem-se lentamente e são comedores de detritos vegetais.
Os insetos possuem um par de antenas e três pares de pernas; os diplópodes, representados pelos piolhos-de-cobra e os quilópodes (lacraias e centopéias) possuem corpo cilíndrico e várias patas. ... Respondendo à pergunta-título: sim: todo inseto é artrópode, mas nem todo artrópode é inseto!
Os quilópodes são animais velozes, carnívoros, sua alimentação faz-se à base de larvas e besouros. ... O seu corpo é alongado e achatado e divide-se em duas partes principais: cabeça e tronco, com um número variável de segmentos apresentando um par de patas por anel ou segmento, são animais que não se enrolam .
As características que diferenciam esse grupo dos demais artrópodes são estas: Corpo dividido em cabeça, tórax e abdome; Três pares de pernas; Dois pares de asas (presentes na maioria das espécies);
Os aracnídeos apresentam corpo dividido em cefalotórax e abdômen. Diferentemente dos insetos, não possuem antenas ou asas e possuem quatro pares de pernas. Destacam-se pela presença de um par de estruturas chamadas de quelíceras, especializadas na captura de alimento.
Os insetos são organismos que possuem sexos separados, reproduzindo-se de forma sexuada com fecundação interna através de gametas.
Existem mais de 20 mil espécies de escaravelhos no mundo. Para a reprodução o macho e fêmea se juntam para fazer uma bola em forma de pêra. Nesta bola, a fêmea coloca os ovos para que as larvas ao nascer encontrem alimento para elas.