Que incita ou demonstra simpatia; agradável. Que é atraente aos sentidos; aprazível.
Empático é aquele que se coloca no lugar; que entende o que o outro está passando. Apático é quem não se sensibiliza e simpático é aquele que tem uma reação agradável, aprazível.
Simpatia é o que nós sentimos em relação aos outros ou o que transmitimos para os outros. Empatia é tentarmos entender os outros, termos a capacidade de ver e compreender a realidade através dos olhos dos outros.
A pessoa empática é aquela que possui um conexão tão grande com os demais que consegue identificar como o outro está se sentindo só através de um suspiro, uma expressão facial, um sorriso, um silêncio.
No dicionário, uma das definições diz que ela é a capacidade de se identificar com outra pessoa, de sentir o que ela sente e de querer o que ela quer. Em resumo, poderíamos dizer que ter empatia é se colocar no lugar do outro.
Empatia é quando você se doa para outra pessoas. Já apatia é quando a pessoa tem muita dificuldade de sentir emoções.
De forma bem resumida, o conceito representa a capacidade de compreender emoções de outra pessoa, de se colocar no lugar dela. A empatia no trabalho tem grande valor, pois contribui para um ambiente mais harmonioso e de cooperação.
Também chamada de empatia afetiva, envolve compartilhar sentimentos com outra pessoa criando uma conexão emocional. Paul Ekman define esse tipo como uma sensação de contágio emocional, onde se sente fisicamente com a outra pessoa.