Na escola, aprendemos que o Sol é o centro do sistema solar, e que todos os outros objetos que o compões, como planetas, cinturões de asteroides e cometas, orbitam ao redor dele.
O Sol
Estrelas são grandes esferas de plasma, mantidas por sua própria gravidade. As estrelas emitem luz, calor e outros tipos de radiação em razão dos processos de fusão nuclear que ocorrem em seu interior, liberando grandes quantidades de energia.
O tamanho (diâmetro) está estimado em cerca de 30 mil parsec. Isto dá um raio de cerca de 15 mil parsec. Ora, o Sistema Solar está a uns 8 mil parsec do centro, portanto mais ou menos a "meio caminho" das partes mais exteriores. A Nossa Galáxia tem uma forma achatada e braços em espiral.
A Via Láctea é a galáxia em que está localizado o Sistema Solar. Ela é composta por estrelas, astros menores, gás, poeira e matéria escura. A Via Láctea é a galáxia em que se encontra o Sistema Solar e, consequentemente, o planeta Terra.
Mas como elas são? As galáxias podem ter vários formatos, entre eles o de espiral, como a nossa Via Láctea. Elas são achatadas, possuem braços e um núcleo brilhante. É nos braços que a grande maioria das estrelas, como o nosso Sol, nascem e vivem.
Esta galáxia tem um diâmetro de aproximadamente 6 milhões de anos-luz, e é atualmente (desde 2011) a maior galáxia conhecida em termos de largura....
M83
Braço de Órion
GN-z11
Uma galáxia anã é composta de até alguns bilhões de estrelas - um número pequeno se comparado à nossa galáxia, a Via Láctea, de estimadas 200-400 bilhões de estrelas. ...
Existem provavelmente cerca de 2 trilhões de galáxias no universo observável, contendo mais estrelas do que grãos de areia no planeta Terra.
No entanto, um novo estudo fornece novas evidências de que a idade mais aceita é mesmo a correta: 13, 8 bilhões de anos.
A Idade da Terra é calculada na casa dos bilhões de anos por intermédio da datação radioativa do Urânio. De acordo com a maior parte dos cientistas que estudam o passado geológico da Terra, o nosso planeta possui aproximadamente 4,5 bilhões de anos.
As principais teorias chegam a um resultado bem parecido: o Universo tem aproximadamente 14 bilhões de anos.
Com as medições do Hubble de cefeidas no aglomerado de Virgem e outros aglomerados de galáxias distantes, foi possível refinar as estimativas da idade do universo. O telescópio fez jus ao seu nome mais uma vez quando ajudou a determinar a constante de Hubble - ou seja, a taxa de aceleração do universo.