Validade do Produto: 9 meses.
Dica: o antimofo ajuda na conservação do panetone (2 meses), enquanto que o emulsificante dá leveza à massa. Modo de preparo: Dissolva os tabletes de fermento biológico fresco Fleischmann na água morna. Adicione os outros ingredientes, coloque a água aos poucos e sove até obter uma massa lisa e enxuta.
Assim, devemos utilizar apenas pequenas quantidades, de 0,1% a 0,3% da quantidade de farinha utilizada para elaborar a massa. Por exemplo, se uma remessa de pães foi obtida com 8 kg de farinha, devemos utilizar apenas 8 a 24 gramas dos produtos antimofos (propionato de Cálcio e propionato de Sódio ou ácido propinoico).
Para conservar Em temperatura ambiente, o panetone caseiro dura cerca de uma semana, mas você pode preparar com antecedência e congelar. Embrulhe um a um em filme plástico, para manter a umidade, e descongele deixando por 3 horas fora da geladeira.
Polvilhe açúcar de confeiteiro na hora de servir. Se você vive em um lugar mais fresco, o panetone pode ficar fora da geladeira. Mas como sei que praticamente todas as regiões do Brasil nessa época do ano faz muito calor, o melhor é manter na geladeira e tirar uns 15 minutos antes de servir.
Evite guardar o chocolate na geladeira ou no freezer (isso vai alterar a qualidade). Exceção: se o clima está extremamente quente e não há local mais fresco na casa, ele vai derreter e alterar a qualidade de qualquer maneira, então embale-o em 2 sacos plásticos herméticos, um dentro do outro, e coloque-o na geladeira.
Para isso, o ideal é embrulhar cada um dos pães em plástico filme, e então colocá-los no congelador. Se não quiser gastar tanto plástico, outra alternativa é guardar pequenas porções dentro de saquinhos. Nesse caso, certifique-se de todo o ar do saquinho seja removido antes de levar os pães à geladeira.
Você pode congelar esse tipo de pão em porções pequenas ou mesmo inteiro. Para isso, coloque-o em um saco plástico fechado. Ele pode ser conservado dessa maneira por até 2 meses e, para descongelá-lo, é só colocá-lo em temperatura ambiente. Esquentar o pão rapidamente em forno preaquecido vai deixá-lo como novo!
O processo é bem simples: basta deixá-lo fora do freezer por algumas horas. Depois, preaqueça o forno e esquente o pão até que sua textura se recupere. Dicas importantes: O tempo de congelamento do pão não deve ultrapassar dois meses.
Pão Australiano Congelado
Esqueça o plástico e o frigorífico, são ambos inimigos do pão. Bolsas de pano, sacos de papel, envolver o pão num pano de cozinha são tudo opções mais saudáveis para o produto. Convém que ele esteja protegido, num local seco mas com circulação de ar. Depois de embrulhado pode sempre colocá-lo numa caixa de pão.
Na verdade o congelamento ajuda a preservar a umidade natural da massa e possibilita a manipulação do produto sem que o pão amasse ou o miolo esfarele, bem mais fácil na hora de cortar de forma uniforme e passar manteiga pra chapear. Resultado final foi pão macio por dentro, quentinho e devidamente chapeado.
Para conservar o pão francês de um dia para o outro ou até por alguns dias, a dica é deixá-lo esfriar completamente e depois guardar em sacos plásticos com zip ou em recipientes plásticos com tampa. Depois é só guardar o pão em local seco e fresco e ele não endurecerá por até 3 dias.
Pegue o pão de um por um, enrole no papel alumínio, depois coloque-os todos em um saco plástico só, feche bem e guarde no congelador. Assim o pão francês será conservado até 3 meses. Na hora de comer, retire os pães do saco de plástico e deixe descongelar por algumas horas na geladeira.
Guardar o pão apenas no saquinho de papel ou enrolado numa toalha é uma escolha pouco eficaz. O ideal é mantê-lo em um lugar hermeticamente fechado, que impeça a umidade de escapar.
Cubra com filme plástico e deixe crescer num local quente e sem vento [dentro do forno desligado ou no microondas é o lugar ideal].
Se você pretende fazer pães apenas no fim de semana, o levain pode ser conservado em pote fechado na geladeira. Assim, as leveduras vão diminuir a atividade, trabalhando mais lentamente por causa do frio.