A função conativa ou apelativa é um recurso amplamente utilizado em textos que têm como intenção convencer o destinatário da mensagem. Quando escrevemos um texto, nossas intenções ficam evidentes. Para que isso aconteça, adequamos nossa linguagem para atender a um objetivo específico na comunicação.
Quando o objetivo da mensagem é a transmissão de informação sobre a realidade ou sobre um elemento a ser designado, diz-se que a função predominante no texto é a referencial ou denotativa. Os textos com predomínio da função literária da linguagem têm uma intencionalidade estética.
A Função Emotiva ou Expressiva caracteriza-se pela subjetividade, pela mensagem que tem como objetivo emocionar. A função emotiva é uma entre as seis funções da linguagem: Função Referencial, Função Poética, Função Fática, Função Conativa e Função Metalinguística.
Essa função, tem como foco na mensagem e tem como objetivo informar. São exemplos dessa função a linguagem jornalística. ... Qual das alternativas encontramos a função emotiva? Frase é um enunciado, com ou sem verbo, que tem sentido completo.