Quando ocorrem ligações entre íons positivos (cátions) e negativos (ânions) denominamos de Ligações Iônicas. Essa ligação é a única em que a transferência de elétrons é definitiva. Uma ligação iônica envolve forças eletrostáticas que atraem íons de cargas opostas.
Para identificar se uma ligação é covalente, iônica ou metálica basta visualizar os átomos que se ligam. Se forem ametais, a ligação é covalente; se for um metal e outro ametal, a ligação é iônica. Se todos forem metais, a ligação é metálica.
Uma ligação iônica envolve forças eletrostáticas que atraem íons de cargas opostas. Íons são átomos em desequilíbrio elétrico e apresentam carga positiva ou negativa. Ocorre quando reagimos um metal com ametal ou um metal com hidrogênio.
As Ligações Iônicas são as ligações químicas que ocorrem entre os átomos quando estes reagem entre si a fim de alcançarem a estabilidade. A ligação iônica é um tipo de ligação química baseada na interação eletrostática que ocorre entre íons de cargas opostas. Exemplo: íons positivos (cátions) e íons negativos (ânions).
Ligação metálica é a ligação entre metais e metais. Formam as chamadas ligas metálicas, que são cada vez mais importantes para o nosso dia a dia. ... Pode-se dizer que o metal seria um aglomerado de átomos neutros e cátions, mergulhados numa nuvem ou "mar" de elétrons livres.
Resposta. Explicação: tipos de ligação química entre átomos moléculas pelo compartilhamento de um par de elétrons.
As ligações covalentes ocorrem por meio do compartilhamento de elétrons, para se estabilizarem; ocorre geralmente entre dois ametais ou entre um metal e o hidrogênio e também pode ser chamada de ligação molecular já que forma moléculas.
Já a ligação metálica é estabelecida entre os átomos de um único elemento metálico. Esse tipo de ligação ocorre apenas entre os átomos de um único metal e exclusivamente porque um metal não pode estabelecer ligação química com outro elemento metálico diferente.
Na ligação covalente há compartilhamento de pares de elétrons. Neste caso existe uma atração e repulsão entre os elétrons participantes.
Observando a tabela periódica, vemos que os elementos das substâncias não são metais. O tipo de ligação que esses elementos formam entre eles é a ligação covalente, pois estão compartilhando elétrons.
Os metais que podem fazer esse tipo de ligação estão nos grupos 1, 2 e 13 da tabela periódica, sendo eles os metais alcalinos, os alcalino-terrosos e os metais pertencentes ao grupo do boro. O hidrogênio (H), apesar de NÃO ser um metal alcalino, encontra-se na família IA e também pode realizar ligações iônicas.
Para saber se um composto realiza ligação iônica ou covalente, nós vamos olhar para a diferença de eletronegatividade. Quando o valor for menor que 1,7 a ligação será classificada como covalente. E se a diferença de eletronegatividade for maior ou igual a 1,7, a ligação será do tipo iônica.
A ligação covalente pode ocorrer entre os seguintes elementos: hidrogênio, ametais e semimetais. Os metais nunca participam desse tipo de ligação.
Resposta. Resposta: A ligação covalente pode ocorrer entre os seguintes elementos: hidrogênio, ametais e semimetais.
A ligação covalente é um tipo de ligação química realizada entre os átomos de hidrogênio, ametais e semimetais que compartilham entre si pares de elétrons.
Os compostos orgânicos, em sua maioria, também podem ser formados por elementos químicos como oxigênio, hidrogênio e nitrogênio e, alguns poucos, contêm fósforo e enxofre. Tais átomos, dentro da Química Orgânica, são chamados de elementos organógenos.
O Carbono é tetravalente, ou seja, é capaz de fazer quatro ligações covalentes. Elementos organógenos ou organogênicos: são o Hidrogênio, Oxigênio, Nitrogênio, Enxofre e Fósforo, esses elementos são os mais comuns existentes em compostos orgânicos.
Resposta. São elementos encontrados em compostos orgânicos. Eles fazem ligações covalentes múltiplas.
Esse conjunto de carbonos ligados entre si e de heteroátomos que constituem o “esqueleto” das moléculas orgânicas é chamado de cadeias carbônicas.
Ler artigo Cadeia carbônica....Exercícios - Cadeia carbônica.
Elas podem se classificar em: a) Cadeia Saturada: quando apresenta somente ligações simples entre os átomos de carbono. Essas ligações são denominadas sigma (σ). ... Dizemos que o carbono presente nesta cadeia é saturado, pois apresenta quatro ligações simples.
Cadeia heterogênea- classifica-se como heterogênea as cadeias que apresentam átomos além das moléculas de carbono e hidrogênio. As cadeias fechadas saturadas são aquelas em que os átomos realizam ligações simples entre si.
As cadeias carbônicas podem ser classificadas em: abertas ou fechadas, normais ou ramificadas, saturadas ou insaturadas e homogêneas ou heterogêneas.