É entendida como atividade onde todos participam e trabalham juntos para que os objetivos, que são comuns, sejam alcançados de maneira prazerosa por todos (ORLICK, 1989; BROTTO, 2001). Criar processos facilitadores da participação e inclusão. Aceitação mútua dos participantes. Melhor participação dos alunos.
Os jogos competitivos são todos aqueles em que há uma disputa pela vitória. Alguns exemplos de jogos competitivos são: Xadrez. Damas.
Os jogadores não competem entre si, trabalham para cumprir um objetivo em comum. Como podemos definir os Jogos Cooperativos sem perdedores? ... São jogos que podem ser considerados plenamente cooperativos, porque todos jogam juntos e todos ganham juntos. O jogo só é vencido se todos os participantes vencerem.
Jogo é toda e qualquer atividade em que exista a figura do jogador (como indivíduo praticante) e regras que podem ser para ambiente restrito ou livre. Geralmente os jogos têm poucas regras e estas tendem a ser simples. ... Jogo é um termo do latim, "jocus", que significa brincadeira, divertimento.
Significado de Recreação substantivo feminino Divertimento; o que serve para divertir, para passar o tempo, para relaxar. ... Ação ou efeito de recrear, de se divertir. Não confundir com: recriação. Etimologia (origem da palavra recreação).
Além de possibilitar a flexibilização de regras, de espaço, de tempo, de movimentos, ampliando as habilidades básicas, as atividades recreativas favorecem também ampla participação e convivência entre os jogadores, promovendo o desenvolvimento geral do ser humano, nos aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais.
A importância de atividades recreativas para as crianças na educação infantil. ... Nas atividades lúdicas a criança constrói seu espaço de compreensão desenvolvendo suas habilidades, aprendendo a enfrentar o mundo real, formando seus valores conteúdos e conceitos.
A recreação é uma prática prazerosa em que os alunos participam de atividades descontraídas, uma importante estratégia de inclusão e socialização, pois desenvolve as habilidades psicomotoras das crianças e esse processo de educação se dá através da convivência dentro de locais especializados que transmitem valores ...
Desta forma, percebe-se que o jogo ajuda na evolução da aprendizagem do aluno, desenvolvendo o aspecto cognitivo, motor, físico, afetivo, além de facilitar a aquisição dos valores humanos em sua formação. Ele é um excelente meio didático, sendo utilizado para se alcançar êxito no ambiente escolar.
O estímulo através de algumas atividades de lazer e recreação permite a criança testar suas habilidades e descobrir grande parte do seu potencial. Trabalhar o lazer e a recreação com crianças possibilita os estímu- los que contribuirão tanto para o desenvolvimento físico, pessoal e intelectual.
Os jogos e as brincadeiras ajudam as crianças a vivenciarem regras preestabelecidas. Elas aprendem a esperar a sua vez e também a ganhar e perder. E com isso, incentivam a autoavaliação da criança, que poderá constatar por si mesma os avanços que é capaz de realizar, fortalecendo assim sua autoestima.
Os jogos e brincadeiras constituem um recurso pedagógico com elevado nível de riqueza que acarreta informação, cultura, evidenciam direitos, desenvolve os valores em educação, entre outros benefícios e vantagens para a aprendizagem e contribui com o desenvolvimento da criança e de suas potencialidades, além de ...
Deve-se destacar que o contato com a variedade de brinquedos e brincadeiras e jogos estimula a ação, a representação e a imaginação da criança, ajudando-a superar diferentes barreiras e proporcionando o desenvolvimento de habilidades e competências. ...
Jogo: ação de jogar, folguedo, brinco, divertimento. Seguem-se alguns exemplos: jogo de azar, jogo de empurra. Brinquedo: objeto destinado a divertir uma criança. Brincadeira: ação de brincar, divertimento, gracejo, zombaria, festinha entre os amigos e parentes.
O jogo é a atividade com regras que o definem, pode ser considerado como uma disputa que tem como finalidade a diversão; brincadeira é entreter-se, distrair-se com um brinquedo ou jogo. O jogo é como se fosse uma consequência da brincadeira.