Quando uma partícula carregada penetra num campo magnético fazendo um ângulo entre 0 e 90o com a direção das linhas de força, o resultado é uma trajetória helicoidal. Isto ocorre devido à componente da velocidade na direção do campo que arrasta a carga numa direção paralela ao campo magnético.
(PUC – RS) Quando uma partícula carregada eletricamente penetra num campo magnético uniforme e estacionário, perpendicularmente às linhas de indução do mesmo, podemos afirmar que: a) A partícula tem o módulo de sua velocidade aumentado e descreve uma trajetória parabólica.
Uma partícula eletricamente carregada penetra, com uma dada velocidade, em uma região de campo magnético uniforme. ... A trajetória da partícula será circular se sua velocidade for perpendicular à direção do campo magnético.
F=q.v.B · sen(\theta) Em que v representa a velocidade de lançamento, q a carga elétrica, B a intensidade do campo magnético, v a velocidade. com que a carga elétrica é lançada e \theta é o ângulo formado pelas direções do campo magnético e da velocidade. no intervalo 0 < \theta < 180°
Isso significa que a partícula realiza, no interior do campo magnético, movimento retilíneo e uniforme. - a partícula eletrizada com carga elétrica q é lançada perpendicularmente às linhas de indução, isto é, v é perpendicular a B. Nesse caso, α = 90°.
tesla (T)
Quando uma partícula alfa e uma partícula beta são disparadas separadamente com a mesma velocidade, perpendicularmente às linhas de indução de um mesmo campo magnético uniforme, a figura que melhor representa as trajetórias distintas dessas partículas é: Page 9 www.nsaulasparticulares.com.br Página 9 de 18 20.
A força magnética possui características bem diferentes da força elétrica. Essa força, assim como todas as outras forças existentes, é uma grandeza vetorial, no entanto ela possui uma direção, um sentido e um módulo (tamanho). ... O sentido da força magnética pode ser estudado usando a regra da mão direita.
Força Magnética sobre Cargas Elétricas Assim, quando uma carga elétrica está em movimento dentre de um campo magnético, ele terá uma força magnética atuando sobre ela. A força magnética é proporcional ao valor da carga (q), ao módulo do campo magnético (B) e ao módulo da velocidade (v) com que a carga se move.
Quanto ao valor da energia magnética armazenada a um ímã com comprimento L e diâmetro D podemos calculá-lo, de maneira aproximada, a partir do valor da indução magnética B no centro da face do ímã.
Se quisermos determinar a força magnética que atua em fio extenso (com dimensões não desprezíveis) devemos fazer com que os comprimentos sejam cada vez menores e somar os vetores em cada , de modo que toda o fio seja descrito, uma forma avançada para se realizar este cálculo é utilizando-se integral de linha.