Daltônicos desse tipo têm uma redução ou completa ausência do pigmento vermelho e, por isso, quando vêem a cor, enxergam tons de marrom, verde e cinza, dependendo do objeto. Nesses casos, eles também costumam ver o verde bem parecido com o vermelho. Esse é o tipo de daltonismo mais comum.
O daltonismo (também chamado de discromatopsia) é uma alteração visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, manifestando-se muitas vezes pela dificuldade em distinguir o verde do vermelho. Esta alteração tem normalmente origem genética.
Como o daltonismo é transmitido? A deficiência é genética, ligada ao cromossomo X. É por isso que 97% dos daltônicos são homens: como eles têm apenas um cromossomo X, basta que esse seja defeituoso para que a doença se manifeste. Já as mulheres precisam ter os dois X defeituosos, o que é muito mais raro.
Daltonismo é um distúrbio da visão que interfere na percepção das cores. Também chamado de discromatopsia ou discromopsia, sua principal característica é a dificuldade para distinguir o vermelho e o verde e, com menos frequência, o azul e o amarelo.
Ao invés de enxergar verde, o indivíduo com deuteranopia vê marrom. Quem tem esse tipo de daltonismo tem percepção alterada das cores azul e amarelo. O azul passa a ser visto em tonalidade diferente da original, o amarelo vira rosa e a cor laranja não é percebida.