Vómito, émese ou vômito, êmese é a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca.
-Êmese: vômito.
O vômito, também denominado de êmese, nada mais é que uma eliminação involuntária do conteúdo gástrico. Ele ocorre por causa de uma forte e incontrolável contração dos músculos abominais que levam ao aumento súbito da pressão intra-abdominal e, consequentemente, à expulsão do conteúdo gástrico.
O que pode causar vômito Alterações no sistema digestivo, como intoxicação alimentar ou úlcera; Alterações do sistema nervoso, como meningite, hidrocefalia ou tumores; Gravidez, especialmente depois da 6ª semana de gestação; Uso de medicamentos, como Digoxina, Codeína ou quimioterápicos.
O vômito é uma expulsão vigorosa dos índices do estômago e às vezes do intestino. O mecanismo inteiro é guiado e controlado pelo cérebro e por seu centro do vômito.
O vômito são líquidos e sólidos regurgitados do estômago de uma pessoa. Quando uma pessoa come e bebe, a comida que ele consome geralmente viaja através de seu esôfago até o estômago e depois para o intestino, enquanto passa pelo processo de digestão.
Sucos, chás, frutas e grãos integrais (como aveia) são ótimas opções após vomitar! Vomitar pode ser bem desagradável e gerar mal-estar.
Outros sintomas adiantados
Separamos algumas doenças que podem causar náuseas, dentre elas:
Náusea é a sensação de mal-estar no estômago que vem acompanhada de ânsia de vômito.
Enjoo constante e arrotos podem ser sinal de Gastrite Nervosa - Tua Saúde.
A intoxicação alimentar acontece porque seu corpo ingeriu algo que o faz mal. Assim, é natural que o organismo tente expelir esse germe indesejado. Isso pode provocar a sensação de estômago embrulhado e vômitos. Um sinal de que a intoxicação alimentar é grave é a presença de sangue no vômito.
Os mais indicados para quem sofre de náuseas são: boldo-do-chile, hortelã, gengibre, camomila, erva doce, alecrim e carqueja. Alimentos mais secos, como biscoitos, torradas, bolachas e pães ajudam a combater o aumento da produção da saliva que ocorre durante a náusea.
3. Náusea e enjoo matinal. "São comuns devido à elevação do hormônio Beta HCG , que estimula o centro do vômito e atinge seu pico em torno de 10 semanas de gestação", explica Domingos Mantelli Borges Filho. Segundo o médico, muitas vezes o enjoo aparece a partir da segunda semana de gravidez.