Embora tenha havido evidências e pontos de vista conflitantes ao longo dos anos, a opinião da moderna egiptologia permanece que a Grande Esfinge foi construída em aproximadamente 2 500 a.C. para o faraó Quéfren, o construtor da Segunda Pirâmide de Gizé.
Na boca da Esfinge tem uma inscrição que diz: “Eu protejo a capela do teu túmulo.
Gizé, Guizé, ou Guiza (em árabe: الجيزة; romaniz.: el-Gīza; em copta: ⲅⲓⲍⲁ; romaniz.: Giza) é a terceira maior cidade do Egito. Localiza-se na margem ocidental do rio Nilo, a cerca de 20 quilômetros a sudoeste do centro do Cairo, capital do país e cidade com a qual forma uma conurbação nos dias atuais.
me·lis·su·go go.
A Esfinge possui uma estrutura interessante baseada numa figura mítica que inclui um corpo de leão e uma cabeça humana com turbante real voltada para o sentido do sol nascente. Para o povo egípcio, o leão representava uma importante figura de proteção.
Egito antigo A esfinge egípcia é uma antiga criatura mística usualmente tida como um leão estendido — animal com associações solares sacras — com uma cabeça humana, geralmente a de um faraó. Também usada para demonstração de poder. ... O nome grego esfinge foi aplicado a ela na antiguidade.
Utilização de cores convencionais. A lei da frontalidade é a característica mais marcante na pintura egípcia. Essa regra determinava que o tronco das pessoas deveria ser representado de frente, enquanto a cabeça, pernas e pés exibidos de perfil.