Quais são os Tipos de Planejamento Estratégico
Para isso, você precisa entender os principais níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional, que se diferenciam no prazo das ações, nos níveis hierárquicos envolvidos e como cada planejamento influencia no resultado geral da organização.
Com relação aos tipos de planejamento, podemos classifica-los quanto ao tempo de execução das atividades (curto e longo prazo). Nesse sentido, podemos ter o planejamento estratégico, o planejamento tático e o planejamento operacional.
O planejamento organizacional pode ser divide em três tipos, de acordo com o nível organizacional envolvido.
O planejamento de ensino é dividido em três tipos, diferenciados por seu grau de especificidade crescente: planejamento do curso; planejamento da unidade e planejamento de aula.
Plano operacional é a formalização dos objetivos e procedimentos que a empresa deve seguir. É a concretização em forma de documentos e metodologias que são escritos pelos colaboradores de alto escalão, como: gerentes, supervisores, diretores.
O planejamento operacional, é a formalização dos objetivos e procedimentos, ou seja, a implementação das ações previamente desenvolvidas e estabelecidas pelos baixos níveis de gerência (nível tático). Tem como principal finalidade desdobrar os planos táticos de cada departamento em planos operacionais para cada tarefa.
Todo bom planejamento deve ter as seguintes características: É preciso? - O Planejamento deve incluir objetivos específicos, ou seja, sem objetivos gerais que podem ser medidos, mas igualmente, inclui estratégias e ações concretas para atingir tais objetivos.
As principais características do planejamento tático são: I - É projetado para o futuro próximo ou as atividades atuais da empresa em nível de departamentos. ... III - Aborda uma área específica (como um departamento ou uma divisão da empresa) no longo prazo.
Características do planejamento tático: Projetado para o médio prazo, geralmente para o exercício anual. Traduz e interpreta as decisões do planejamento estratégico transforma em planos concretos dentro das unidades da empresa. Tem por objetivo otimizar determinada área de resultado e não a empresa com ou todo.
Essas etapas do planejamento tático são:
Ele é muito importante, pois mostra quais ações devem começar a ser tomadas hoje para alcançar o sucesso no futuro. A sua implantação costuma considerar fatores internos e externos, como o andamento da economia, o crescimento do mercado, as vendas atuais e as projeções da empresa.
Normalmente as decisões do planejamento tático são tomadas por gerentes. Uma característica deste planejamento é o tempo que as ações são aplicadas, geralmente no período de 1 a 3 anos, ou seja, médio prazo. E nesta etapa que os planos começam a ser mais detalhados, sendo a decomposição do planejamento estratégico.
Nível Tático - se localiza no ponto mediano desta pirâmide e tem como objetivo principal "traduzir" as estratégias desenvolvidas no plano estratégico gerenciando e coordenando o plano operacional na busca por metas e objetivos traçados.
O nível operacional é a base da pirâmide e engloba toda a mão-de-obra responsável por fazer todos os processos acontecerem dentro de uma empresa. ... Esse processo verifica a qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custos das ações das equipes.
O perfil Operacional é indicado para profissionais sem formação superior ou que atuem em áreas operacionais como: eletricista, porteiro, encanador, pedreiro, metalúrgico, segurança e outros.
Há três níveis ou tipos de planejamento organizacional e são classificados em Estratégico, Tático e Operacional. Distinguem-se basicamente pelo prazo das ações a serem desenvolvidas, a abrangência dos planos e o seu conteúdo.
O sucesso do bom administrador está em saber utilizar todos esses meios de direção....Meios utilizados para Direção
Os administradores são classificados em três níveis hierárquicos: estratégico, tático e operacional. Estratégico: é o nível mais elevado da hierarquia, compreende presidentes, diretores e demais gestores da alta cúpula e decidem os objetivos globais da empresa.