Pejigã (em fom: Kpεjígán) ou ogã-de-quarto é o primeiro ogã da casa Jeje. A palavra quer dizer “Senhor que zela pelo altar sagrado”, porque Peji = "altar sagrado" e Gan = "senhor". O responsável pelos axés da casa, do terreiro.
Iamorô, (em iorubá: Ìyámorò , lit. "mãe dos fundamentos") é a sacerdotisa responsável pelo Ipadê de Exu, juntamente com Agimuda. Seu objetivo maior é retirar o Ajé (Energias negativas) e reverenciar os ancestrais, tendo importância fundamental no ibá de Exu e rituais de Axexê (cerimonia fúnebre).
Candomblé Jeje O mais velho de todos, geralmente o mais sábio, com a função de cuidar do peji (altar dos santos) e zelar pelos assentamentos dos filhos da casa.
Abiã é toda pessoa que entra para a religião do candomblé, sendo também chamado de filho de santo, após ter passado pelo ritual de lavagem de fio de contas e o bori. Poderá ser iniciada ou não, vai depender de o orixá pedir a iniciação. Só deixará de ser abiã quando for iniciada, passando a ser, então, um iaô.
Equede (em iorubá: ekedi), ajoiê e macota (makota) são nomes dados de acordo com a nação do candomblé para um cargo feminino de grande valor: a de "zeladora dos orixás". É o equivalente feminino dos ogãs, sendo escolhida e confirmada pelo orixá do terreiro de candomblé. Não entram em transe.
Feitura de santo, no Candomblé e no Batuque significa a iniciação de alguém no culto aos orixás. ... É como fazer um acordo com o orixá, em que se diz que para sempre vamos cultuá-lo e adorá-lo, e o orixá irá nos ajudar em toda nossa trajetória, em vida e até depois dela.
Processo é cheio de regras, como só poder usar roupas brancas, sentar sempre no chão e comer apenas com as mãos - inclusive no trabalho e por até três meses. Ingressar no candomblé é tarefa que requer paciência, determinação e zero mimimi. Para se tornar filho de uma casa, o caminho é longo e cheio de desafios.
15 de setembro
Assim se consolidou a religião de matriz africana, a umbanda. Sua base culturalmente brasileira foi amplamente difundida a partir da metade do século XIX. Vinda da cultura africana, cada um de seus 14 orixás possui um sincretismo com os santos da religião católica. É uma religião que não possui dogmas.
Preto velho ou Pretos-velhos são uma linha de trabalho de entidades de umbanda. São espíritos que se apresentam sob o arquétipo de velhos africanos que viveram nas senzalas, majoritariamente como escravos que morreram no tronco ou de velhice, e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro.