Os paralelos e meridianos são linhas imaginárias traçadas para definir cartograficamente os diferentes pontos da Terra. A principal função dessas linhas é estabelecer as latitudes e as longitudes para assim precisar as coordenadas geográficas dos diferentes lugares do planeta.
Trópicos, meridianos e círculos, entenda as linhas que cortam a Terra
Os meridianos são as linhas imaginárias dispostas verticalmente sobre o globo terrestre, formando semicírculos, ou seja, curvas que representam a metade de um círculo.
As principais linhas são a Linha do Equador, que divide a Terra em hemisfério norte e hemisfério sul, ao norte do Equador têm-se as o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico, ao sul têm-se o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico, as linhas que cortam a linha em sentido horizontal são chamadas de ...
Tanto o continente africano quanto o Brasil são cortados pela linha imaginária do Equador e do Trópico de Capricórnio.
As linhas imaginárias que cortam o Brasil são a Linha do Equador e o trópico de Capricórnio. Ressalta-se que o meridiano de Greenwich não passa pelo Brasil, mas sim por Londres.
Trópico de Capricórnio
A fim de facilitar os estudos sobre a Terra, os cientistas a dividiu em linhas imaginárias que a cortam nas posições vertical e horizontal. Essas linhas são chamadas de paralelos e meridianos.
Os Paralelos – São linhas horizontais que circundam o planeta. O principal deles é o Equador, o qual divide a Terra em dois hemisférios: hemisfério norte e hemisfério sul. Os demais paralelos principais são: Círculo polar ártico, Trópico de Câncer, Trópico de Capricórnio e Círculo Polar Antártico.
Meridiano de Greenwich
Os paralelos que cortam o território brasileiro: Equador e Trópico de Capricórnio.
São chamados de linhas imaginarias porque não existem, de fato. Foram criados para facilitar o estudo e a integração mundial. Essas linhas são distribuídas a partir do meridiano de Greenwich e da linha do Equador, que são o marco zero. Cada grau equivale à um meridiano e cada hora equivale à 15 graus ou 15 meridianos.
Porque se encontram no centro superficial do globo terrestre,isto é,são pontos que separam os hemisférios Norte/Sul(Equador) e Ocidente/Oriente(Greenwich).
Ao ser designado como o marco zero para o cálculo de horas e, consequentemente, para o estabelecimento de fusos horários, o Meridiano de Greenwich estabeleceu um padrão a ser seguido, facilitando a vida e diminuindo as confusões que havia sobre as horas.
O Meridiano de Greenwich atravessa três continentes (Europa, África e Antártida) e oito países (na Europa: Reino Unido, França e Espanha; e na África: Argélia, Mali, Burkina Faso, Togo e Gana).
Resposta. Reino Unido, Espanha e França.
O antimeridiano de Greenwich (longitude 0 grau) é o meridiano de 180 graus, que coincide fugazmente com a Linha Internacional de Data.
A linha do equador atravessa estas 13 maravilhas
América do Sul: Brasil, Colômbia e Equador. Ásia: Indonésia e Maldivas. Oceania: Kiribati.
Na linha do equador temos uma grande incidência de radiação solar durante o ano todo, e por conta disso acabamos não tendo as estações bem definidas. ... Por exemplo, o sul do Brasil é bem frio no inverno do que no Nordeste que recebe grande parte da radiação solar durante todo o ano.