Conceito: o sumário é a enumeração das divisões, seções, capítulos e outras partes do trabalho, seguindo a mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede. A construção do sumário é uma das últimas tarefas a serem feitas no trabalho.
O sumário e a introdução são duas partes do plano de negócios de uma empresa. Um sumário executivo é o plano de negócios completo -- que pode ser de 20 a 30 páginas ou mais --, condensado em duas ou três páginas. A introdução é a primeira seção do plano de negócios completo e pode ter várias páginas ou parágrafos, ...
O que é um Índice: Um índice ainda pode ser o mesmo que indicador, sintoma ou sinal, um fator de referência e que serve de comparador para explicar determinada situação ou condição. Exemplo: “O índice de empregos no Brasil cresceu, indicando uma melhoria na economia interna do país”.
Sumário ou Índice: é uma relação das divisões do trabalho (introdução, desenvolvimento, conclusão, bibliografia etc.) e o respectivo número da página onde esses itens estão.
Vamos ver na sequência quais são as 6 regras para a formatação. 1 – O título, ou seja, a própria palavra ÍNDICE, deve ser escrito todo em caixa alta (todas as letras maiúsculas). 2 – O alinhamento do título deve ser centralizado. 3 – O título precisa estar em negrito.
Formatação ABNT
Crie o sumário
Como inserir sumário Após configurar todos os títulos e subtítulos do seu trabalho, posicione o cursor de texto no local desejado para o sumário. Feito isso, acesse a aba "Referências", selecione "Sumário" e adicione um sumário automático.
Como criar um sumário no Word Com seu texto ou documento pronto, basta deixar uma página em branco para criação do sumário. Você pode escolher, por exemplo, a terceira folha, após a capa e a carta de abertura, isso se o seu trabalho tiver um ou ambos.
Trabalhos acadêmicos: como fazer uma boa introdução?
Uma introdução bem-feita é capaz de apresentar ao leitor o tema que será tratado no texto e, ao mesmo tempo, prender sua atenção para seguir lendo o conteúdo. ... Esse trabalho começa no título e segue na introdução. Esta é a responsável por alavancar o restante do seu conteúdo, sem, todavia, entregar tudo logo de cara.
O que é introdução? Introdução, como o próprio nome indica, é a abertura de um texto — ou seja, é a parte antecessora do desenvolvimento e da conclusão. Nela, apresentam-se o tema principal e os pontos que serão discutidos ao longo do conteúdo.
– O primeiro parágrafo com uma (no mínimo), duas ou três frases (no máximo) deve dissertar sobre a importância e relevância (cientifica e/ou pra sociedade) do estudo/pesquisa que se pretende fazer de modo geral e/ou para a localidade/região; Neste primeiro parágrafo deve-se evitar colocar referência bibliográfica, ou ...
Defina o problema: a introdução inteira deve logicamente finalizar para a questão da pesquisa e a instrução da tese ou hipótese. O leitor, pelo final da introdução, deve saber exatamente o que se está tentando alcançar com o trabalho acadêmico.
Citação Direta
Obs.: Só use citações para embasar a ideia, aconselho que seja uma citação direta curta como essa acima. Muitas faculdades não permitem citação na introdução, então, antes de usar verifique com seu orientador ou manual acadêmico.
Se não houver a publicação mencionada no parágrafo anterior, a introdução do artigo original conterá as referências em que o autor fundamentou seu raciocínio. Entre os critérios utilizados para escolhê-las estão relevância, acessibilidade e atualidade.
Cada imagem deve ser inserida antes ou depois do trecho a que se refere. Figuras, quadros, desenhos, mapas, fotografias, gráficos, organogramas e fluxogramas são classificados como ilustrações pela ABNT. E algumas regras precisam ser respeitadas na hora de incluir o elemento gráfico no trabalho e referenciá-lo.
Para a ABNT uma introdução correta deve ter:
Como fazer a introdução de TCC passo-a-passo?