As restrições aos princípios (também conhecidas como convenções ou qualificações), como vimos, representam o complemento dos Postulados e Princípios, no sentido de delimitar-lhes conceitos, atribuições e direções a seguir e de sedimentar toda a experiência e bom senso da profissão no trato de problemas contábeis.
A informação contábil deve ser, em geral e antes de tudo, veraz e eqüitativa, de forma a satisfazer as necessidades comuns de um grande número de diferentes usuários, não podendo privilegiar deliberadamente nenhum deles, considerado o fato de que os interesses destes nem sempre são coincidentes.
1.
De forma geral, o principal objetivo da contabilidade é fornecer informações estruturadas a empresa, ou seja, informes contábeis de qualidade que permitam ao usuário tomar decisões gerenciais.
Dentre as características de valor que podemos atribuir a informação podemos destacar: Precisão: A informação não contém erro. ... Completa: A informação contém todos os fatos importantes; Confiável: A confiabilidade da informação depende do método de coleta dos dados (fonte dos dados).
As informações contábeis ajudam a ter conhecimento de tudo que se passa em um negócio. ... Essas informações colaboram não só para a administração como também para a tomada de decisão. Para isso, o empresário ou gestor precisa estar a par de todas as funções de um relatório contábil.
“A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.”
A função fundamental da Contabilidade é fornecer informação útil para a tomada de decisões econômicas. Neste aspecto destacam-se duas funções que julgamos imprescindíveis ao lidar com Contabilidade. Função econômica: Apurar o resultado do período, o qual pode se apresentar na forma de lucro ou prejuízo.