A manteiga, propriamente dita, é aquela de origem animal, produzida a partir da gordura do leite (a nata) batida. O resultado é uma massa pasteurizada pronta para o consumo e rica em gordura (a regulamentação exige o mínimo de 80%).
A manteiga é o produto obtido a partir da batedura do creme do leite (nata), fermentado ou não, o que provoca aglomeração dos glóbulos de gordura, ocorrendo uma separação, de fase líquida, denominada leitelho.
Manteiga de Primeira Qualidade: É a manteiga que corresponde à classe de qualidade I da classificação por avaliação sensorial segundo a Norma FIL 99A: 1987. 2.
A manteiga é um produto do leite, que tem sua parte mais gorda (a nata) batida até se transformar numa emulsão. (Sendo que emulsão é uma mistura de "água" com "óleo", formando um creme.) Outro exemplo de emulsão é a maionese.
O processo é bem simples: em uma tigela funda, coloque a nata [um quilo de nata rende mais ou menos meio quilo de manteiga, então não compensa fazer se você tiver pouca nata] e vá batendo com o fouet.
Se você perceber que seu chantilly está ficando com um aspecto granulado, pare a batedeira e reze pra ter sobrando um restinho de creme de leite no fundo da garrafa. Junte uma a duas colheres de sopa dele gelado na mistura e bata à mão com um batedor de arame, bem de leve. Ele deve voltar a ficar fofinho e aveludado!
Como recuperar creme de leite talhado
Porém, caso ele “desande” ou talhe, você pode salvar o preparo dissolvendo uma colher de sopa de amido de milho em 1/4 de xícara de leite, água ou no próprio molho, e misturar com cuidado. Em seguida, volte ao fogo baixo e mexa bem até engrossar.
Creme de leite no fogo Mas calma que nem tudo está perdido! Se ainda assim talhar, basta dissolver 1 colher (sopa) de maisena em 1/4 xícara (chá) de leite ou água e, em seguida, adicionar à panela. Aí é só retornar a panela ao fogo baixo e ir misturando tudo delicadamente até a mistura ficar cremosa.
Pra fazer essa mistura homogênea temos que derreter o chocolate e mexer, misturando bem. Porém quando aquecemos um pouco além do necessário, isso tende a se separar, dando o aspecto talhado. Pra recuperar é só dar movimento ao ganache, fazendo com que gordura e líquido se misturem novamente.
Um velho truque de cozinha para quando a maionese desanda -ainda que não funcione para todo o mundo- é acrescentar migalhas de pão embebidas em água, como uma massa, e unir com o molho já preparado. Não será necessário acrescentar muito pão, aproximadamente uma colher de sopa.
Se o creme de milho ficou ralo demais, não se preocupe: é algo que a maisena dissolvida em algum líquido frio (leite ou água) pode resolver. Basta misturar 1 colher (sopa) de maisena com 1/4 xícara de líquido, dissolver e acrescentar à panela, levando ao fogo baixo e mexendo até ganhar consistência.
Modo de Preparo
Quando ela coagula a gente diz que o leite “coalhou” ou “talhou”. ... Então é isso, o leite coagula quando a gente ferve porque já estava ácido, ou no popular, já estava ficando azedo antes de ser aquecido.
Bata no liquidificador muito bem até que o milho desmanche por inteiro. Cuidado para não bater demais pois o milho pode amargar. Depois de batido coe em uma peneira não muito fina, aperte até sair todo o liquido.
Geralmente quando o bolo fica amargo quando decidimos colocar bicarbonato no lugar do fermento. Mas muita calma! Isso somente acontecerá se esquecermos de ativar esse bicarbonato. ... O fermento em pó já é produzido com a finalidade de aumentar a massa do bolo, então é bem mais fácil de ser utilizado.
Modo de fazer: Primeiro você vai tirar os grãos dos milhos com uma faca, mas não corte muito no sabugo do milho, pois amarga a canjica, tente retirar apenas os grãos. Depois você vai passar os grãos dos milhos com o leite de coco no liquidificador, bem passado, e vai peneirar e já colocar na panela.
Como tirar o gosto de comida queimada - cubra a panela com um pano e coloque-a em um recipiente com água fria por 10 minutos, ou tire imediatamente a comida da panela, pois a mudança de temperatura faz o gosto de queimado desaparecer.
Uma das alterações que a gordura do coco pode ter é a saponificação, ou seja, transformação de gordura em sabão. Se alguma vez algum preparo seu com coco já ficou com ligeiro gosto de sabão, foi por causa disso.
A canjica é de uma variedade de milho com os endospermas mais macios. É feita de uma variedade de milho branco e amarelo, também.
5. Qual o melhor milho para fazer Canjica? É mais comum se utilizar o milho amarelo para fazermos a Canjica, porém nada impede que você prepare-a com o milho branco, a única diferença estará no nome do prato (Mungunzá, como é conhecido no Nordeste brasileiro).
A canjica é servida quente ou gelada. A canjica terá variação de cor de acordo com a época de colheita e seleção de milho, sendo a amarela muito utilizada no preparo de bolos e a branca para a tradicional canjica com leite.
O BRS 3046 é uma cultivar de milho recentemente disponibilizada ao mercado, com ótimas características agronômicas e culinárias, que pode ser plantado durante todo o ano, atingindo produtividade média de 30 mil a 40 mil espigas por hectare.
Melhores marcas de Milho de Pipoca avaliadas (em ordem):
No caso da pipoca, há 07 principais tipos de milhos, geralmente conhecidos como:
Existem diversas espécies de milho que variam de formato, cor e textura e que são classificados em cinco tipos: duro, doce, pipoca, dentado e mole. Em cada tipo de milho estão classificadas ainda variedades desse tipo.
O grão de milho-pipoca (Zea mays everta) estoura porque contém mais água (entre 12 e 16%) e tem casca mais resistente do que o milho comum. Quando a semente é exposta ao calor, (temperatura mínima de 170°C), a água encapsulada vira vapor, que se expande. A pressão é tanta que a casca se rompe.