As suturas absorvíveis se dissolvem sozinhas com o tempo, uma vez que os tecidos tenham cicatrizado e não precisam ser removidas. Uma das mais recentes alternativas para suturas após a cirurgia é o uso de cola para a pele, especialmente em incisões pequenas.
Os pontos são retirados em sua totalidade ou de forma alternada dependendo da condição da ferida ou do machucado; O fio é cortado abaixo do nó da sutura e a outra extremidade é puxada lentamente para ser totalmente retirado da pele.
Ponto de união de dois ossos cranianos vizinhos. União cirúrgica dos bordos de uma ferida ou de uma solução de continuidade de tecidos ou de outras estruturas orgânicas, executada com fios de diferentes tipos e materiais, ou ainda por meio de agrafes.
Uma sutura, conhecida popularmente como pontos cirúrgicos, é um tipo de ligação usada por médicos e cirurgiões-dentistas, em especial cirurgiões, para manter unido pele, músculos, vasos sanguíneos e outros tecidos do corpo humano, após terem sido seccionados por um ferimento ou após uma cirurgia nos ossos, os fios ...
As suturas devem ser realizadas em feridas limpas, feridas com contaminação recente e feridas sem infecção....Os 4 objetivos básicos de uma sutura são:
O fechamento primário pode ser feito de imediato (tempo menor do que 6 horas entre lesão e início de tratamento), ou retardado. Quando há contra-indicação para fechamento do ferimento, o tratamento é feito de forma aberta podendo ser fechado de forma secundária se evoluir bem.
A sutura é um procedimento muito antigo, feito com barbante ou tendão de animais desde 2000 a.C. Hoje, há vários tipos de fios de sutura, específicos para reduzir o risco de infecções. O fio de sutura pode ser sintético, de material orgânico ou feito de fibras vegetais.
Ferimentos são rompimentos da pele por objetos cortantes(facão, foice, enxada, caco de vidro, etc.) ou perfurantes (prego, espinho, osso pontudo, etc.). Sempre que ocorrer um ferimento (seja leve, como as escoriações ou profundos, como as feridas), haverá hemorragia, que é a perda de sangue.
Primeiros socorros em cortes superficiais
Deitar a pessoa e colocar uma compressa esterilizada ou um pano lavado no local da hemorragia, exercendo uma pressão; Caso o pano fique muito cheio de sangue, é recomendado que sejam colocados mais panos e não retirar os primeiros; Fazer pressão no ferimento por pelo menos 10 minutos.
Vermelhidão, calor e inchaço à volta da ferida. Dor e sensação de picadas na ferida. Líquidos (exsudados) que saem da ferida amarelo espessos, às vezes também esverdeados. Criança com febre e com mal-estar geral.
Lave a lesão com soro fisiológico 0,9% morno ou em temperatura ambiente ou com outro líquido específico para limpeza de feridas (como os com PHMB), aplicando-o em jatos. Faça também a limpeza manual da pele ao redor da ferida com gaze umedecida com soro fisiológico. Não seque o leito da ferida.