As plaquetas correspondem a um dos fragmentos celulares, também denominados trombócitos, presentes no sangue de mamíferos, tendo origem a partir de células da medula óssea (megacariócitos). A principal função das plaquetas está relacionada à formação de coágulos, auxiliando de forma indireta na defesa do organismo.
Alimentos como couve, espinafre, repolho, alface, brócolis, melão, mamãe, laranja, ameixa, kiwi, banana e uva podem ajudar a aumentar a quantidade de plaquetas no sangue. Mas, é fundamental que você converse com o seu médico sobre essa baixa pois assim ele pode analisar a possibilidade de indicar algum medicamento.
Os estímulos fisiológicos plaquetários incluem o difosfato de adenosina (ADP), adrenalina, trombina e colágeno. ADP e adrenalina são relativamente fracos como estimuladores de plaquetas, enquanto a trombina e o colágeno são agonistas fortes.
A formação de plaquetas ocorre a partir da separação de pequenas partes de citoplasma das regiões periféricas dos megacariócitos, através de canais de demarcação plaquetária que formam um sistema canalicular aberto, que se comunica com invaginações da membrana plasmática.
Os coágulos sanguíneos são formados pela chamada cascata de coagulação que ativa uma série de proteínas que estão no sangue. Segundo Ana Catarina, os coágulos são constituídos de plaquetas, um dos componentes do sangue, e fibrina, uma proteína.