Como funciona o tratamento? A prática de equoterapia se dá sobre o cavalo em movimento, precedida por algumas sessões de reconhecimento do animal. Montado no cavalo, o praticante — termo que designa a pessoa em atividade equoterápica — começa a sofrer em seus músculos os mesmos estímulos que usaria para andar.
Qual o passo a passo de uma sessão de equoterapia?
A equoterapia consiste na ideia de utilizar o cavalo como aliado dentro de uma abordagem interdisciplinar, relacionando as áreas de saúde, educação e equitação, fazendo assim com que os praticantes com deficiência alcancem o desenvolvimento biopsicossocial.
A equoterapia, também chamada de equiterapia ou hipoterapia, é um tipo de terapia com cavalos que serve para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo.
Normalmente a pessoa monta no cavalo, na equoterapia, ela sobe a rampa pra montar. Então ele tem que estar adaptado à rampa, ele tem que estar adaptado às atividades lúdicas, aos chuveiros, a barulho. Então nós treinamos eles fazendo bastante barulho.
Se os pontos não permanecerem em uma mesma reta e nem em um mesmo plano, o movimento será tridimensional.
A prática de andar a cavalo envolve a ativação de mais de 10 grupamentos musculares, fortalecendo e proporcionando manutenção da massa óssea. Essa atividade exige bastante do praticante, consequentemente auxiliando significante no gasto calórico e melhorando o estado físico geral.
Eilset Bodtker
A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de Saúde, Educação e Equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência e/ou de necessidades especiais (ANDE, 1999, apud EQUOTERAPIA, 2008).
270
Hipismo é a modalidade da arte de montar a cavalo que compreende todas as práticas desportivas que envolvam este animal. Sendo assim, é o maior esporte feito com cavalos no mundo inteiro. Dentre elas envolvem as diferentes provas, como saltos, adestramento, corridas, atrelagem, e o pólo.
Saiba mais sobre a vaquejada, o volteio, enduro equestre, polo e adestramento. O hipismo consiste na arte de montar cavalos e congrega sete modalidades. Três delas são olímpicas: o Concurso Completo de Equitação (CEE), o salto e o adestramento.
Equitação, ou hipismo, é um esporte que envolve cavalos e atletas. O par formado por cavalo e cavaleiro — ou amazona, no caso das mulheres — é chamado de conjunto. ... O hipismo é um dos poucos esportes olímpicos em que homens e mulheres competem juntos.
esgrima
As modalidades do hipismo
As três provas (adestramento, salto e cross-country) são disputadas cada uma em dias diferentes, com o mesmo cavalo, e as pontuações valem tanto para as disputas individuais quanto por equipes.
Inglaterra
Quem está iniciando a preparação para a prática de hipismo deve procurar uma escola de equitação para ser devidamente orientado. É interessante ressaltar que está incluso dentro da categoria de hipismo modalidades como saltos, corrida, adestramento e polo.
Os competidores devem executar, de memória, movimentos perfeitamente definidos pelo Regulamento de Adestramento, numa sequência pré-estabelecida (reprise), nas três andaduras naturais (passo, trote e galope).
O Concurso Completo de Equitação (CCE), é um evento do hipismo que reúne provas de adestramento, cross-country e salto. A prova pode ser disputada em dois formatos, um dia (ODE) e três dias (3DE).
A faixa salarial do Atleta do Hipismo fica entre R$ 1.
Hipismo