Se os indicadores estratégicos servem para medir o atingimento de metas macro, na definição de indicadores táticos são apontadas métricas para determinar se as ações traçadas por cada área estão contribuindo para que objetivos maiores sejam alcançados. Via de regra estão atrelados a metas gerenciais e de médio prazo.
A diferença entre planejamento estratégico e tático é que o primeiro se desdobra para toda a organização, já o planejamento tático tem um envolvimento a nível departamental, envolvendo às vezes apenas um processo/departamento. ... Por exemplo, um objetivo do planejamento estratégico é reduzir o custo de produção em 25%.
Todos os níveis são necessários: o estratégico para o orientar a visão, o tático para desdobrar essa visão em planos de ação menores, e o operacional para levar os planos a execução. Por isso, os planejamentos devem envolver todos da empresa e é um incentivo para que as pessoas se comprometam com os resultados.
Explicação: Processos e projetos são atividades exercidas no nível tático.
Os administradores são classificados em três níveis hierárquicos: estratégico, tático e operacional. Estratégico: é o nível mais elevado da hierarquia, compreende presidentes, diretores e demais gestores da alta cúpula e decidem os objetivos globais da empresa.
Assim como o planejamento, organização e direção, o controle é uma função que se distribuiu entre todos os níveis organizacionais: existe o controle estratégico, o tático e o operacional.