Possui sete grandes polos: Fortaleza (única capital da região), Petrolina, Juazeiro, Mossoró, Juazeiro do Norte, Sobral e Patos. Ao contrário dos demais semidesertos do mundo, o sertão não margeia um grande deserto, mas sim zonas úmidas. Isso explica suas peculiaridades biomáticas e sua atipicidade demográfica.
Alguns lugares do Sertão nordestino, como as encostas das serras e os vales fluviais, detêm certa umidade que proporciona condições que permitem o desenvolvimento da atividade agrícola, tais como o cultivo de culturas como milho, feijão, arroz e mandioca, além do cultivo de lavouras com fins comerciais como o algodão ...
A principal atividade econômica é a pecuária extensiva e de corte. Outras atividades desenvolvidas no Sertão são: cultivo irrigado de frutas, flores, cana de açúcar, milho, feijão, algodão de fibra longa (no Vale do Cariri, Ceará), extração de sal (litoral cearense e potiguar) e o turismo nas cidades litorâneas.
As atividades de agricultura e pecuária são as que trazem mais força econômica ao nordeste. Cultivo de feijão, milho, arroz, café, coco, algodão, mandioca, sisal, banana e castanhas predominam e movimentam a economia.
No Sertão do Pajeú, em Pernambuco, os primeiros colonizadores já traziam e criavam grandes animais e passaram a explorar essa região com a criação de gado, como também médios e pequenos animais, como aves, caprinos e ovinos.
O tipo étnico do vaqueiro provém do contato do branco colonizador com o índio, durante a penetração do gado nos sertões do Nordeste e sul brasileiro. O vaqueiro é a figura central de uma fazenda e operador pois o patrão geralmente é ou foi um vaqueiro. Seu trabalho é árduo e contínuo.
Resposta. geralmente é através da pecuária extensiva, ou seja, o gado se alimenta de pastagens naturais, sendo criado solto, cujo limite está na própria marcação de fazendas.
A atividade agrícola de mercado é o algodão. Ali se cultiva também cebola e vinha. Na sub-região do Meio-Norte destacam-se o extrativismo vegetal (madeira, babaçu e carnaúba), a pecuária extensiva e as lavouras de algodão e arroz.
Os principais produtos foram Pau-Brasil, Açúcar e o Ouro.
A agricultura praticada na região nordestina é muito variada seja com relação às culturas plantadas, seja com relação a aspectos como o nível de tecnologia empregada na produção agrícola. A cana-de-açúcar é o principal produto agrícola da região, produzido principal- mente por Alagoas, seguido por Pernambuco e Paraíba.
A região é considerada uma fronteira agrícola do Brasil, nela são produzidos desde produtos tradicionais, como mandioca, milho e arroz, até de exportação, como a soja, que tem sido uma cultura bastante difundida na região e ao mesmo tempo a que mais provoca desmatamento da floresta Amazônica, sem contar que áreas ...
O extrativismo mineral e vegetal é a principal atividade econômica da região Norte. O Amazonas e o Pará são os estados mais ativos da região, em relação a economia. O Amazonas é destaque na extração de petróleo em terra firme e em produção de gás e o Pará é destaque na produção de grande parte do minério de ferro.