Os sinais e sintomas mais importantes do câncer de uretra feminina são:
Os cistos do ducto de Skene se desenvolvem próximo à uretra distal, às vezes causando corrimento perineal, dispareunia ou formação de abscesso. As glândulas de Skene (parauretrais ou periuretrais) estão localizadas adjacentes à uretra distal.
A glândula de Skene é responsável por produzir e liberar um líquido incolor ou esbranquiçado e viscoso pela uretra durante o contato íntimo quando as glândulas são estimuladas, resultando na ejaculação feminina.
As glândulas de Bartholin são glândulas redondas e muito pequenas localizadas bilateralmente na vulva, uma em cada lado da abertura da vagina. Tem como função a secreção de muco para a lubrificação da vulva e da vagina durante o ato sexual.
A glândula de Bartholin pode inflamar devido ao acúmulo do líquido lubrificante em seu interior, no entanto se existirem maus cuidados de higiene, essa inflamação pode virar uma infecção devido ao acúmulo de bactérias, piorando os sintomas. Saiba mais sobre as glândulas de Bartholin e como cuidar.
O tratamento tradicional das obstruções de ductos de glândulas salivares inclui massagens glandulares, uso de antibióticos, ligação ductal ou parotidectomia. Outro método descrito na literatura consiste em injeções de violeta genciana (metil-violeta 1%) a fim de dilatar o ducto e controlar a infecção.