Zoon Politikon (Animal Político) é uma expressão utilizada pelo filósofo grego Aristóteles de Estagira (384 a.C – 322 a.C), discípulo de Platão1, para descrever a natureza do homem – um animal racional que fala e pensa (zoon logikon) – , em sua interação necessária na cidade-Estado (pólis).
O ser humano é um animal dotado da palavra, da linguagem, diferente dos outros animais. A linguagem permite-nos criar conceitos, nomear os objetos e os seres e construir um pensamento abstrato, atividades que os nossos companheiros irracionais não podem realizar.
Um ponto de vista de destaque, devido a Philip Johnson-Laird e Ruth MJ Byrne entre outros, é que os seres humanos são racionais, em princípio, mas erram na prática, ou seja, os seres humanos têm a competência para ser racional, mas seu desempenho é limitado por vários fatores.
Várias características nos distinguem dos bichos, como o modo de caminhar. De todas as espécies do reino animal, somos a única cuja forma-padrão de deslocamento é o bipedalismo, o andar sobre duas pernas. Esse traço, que já se manifestava em ancestrais, moldou o jeitinho humano de ser.
Nossa primeira necessidade como espécie é nos comunicarmos. Sentir que o que ela tem a dizer é importante para quem ouve contribui para aumento da autoestima, da confiança (em si e no outro) e permite que a comunicação flua. ...
Quando esperamos que uma criança fale palavras? Algumas já ensaiam antes dos 12 meses de idade. O mais comum, no entanto, é que isso ocorra entre 12 e 18 meses. Ao redor de 2 anos, o vocabulário tem entre 50 a 100 palavras, e, a partir de então, aumenta em uma velocidade tão rápida que até perdemos a conta.
O termo "verbal" tem origem no latim "verbale", proveniente de "verbu", que quer dizer palavra. Linguagem verbal é, portanto, aquela que utiliza palavras - o signo linguístico - na comunicação. A linguagem verbal tem duas modalidades: a língua escrita e a língua oral.
A comunicação é uma necessidade básica do ser humano Atualmente, devido às praticidades de comunicação em tempo real geradas pela globalização e tecnologia, o mesmo perdeu um pouco sua. Nesse sentido, o grande desafio hoje em dia talvez seja a atualização dos serviços para corresponder às novas necessidades.
Embora a capacidade de falar e entender linguagem seja um ponto chave na evolução humana, as estimativas sobre quando ela teria surgido variam muito. Alguns cientistas sugerem que a linguagem, no sentido próprio da palavra, só decolou quando os humanos anatomicamente modernos surgiram, há cerca de 160 mil anos.