SIGNIFICADO: Sonhar com jiló verde no pé mostra que você não tem todos os fatos necessários para tomar uma decisão informada. EM BREVE: Sonhar com jiló verde no pé indica que nada nem ninguém pode agora perturbar a paz e a felicidade que você tem em seu coração. ...
Se quiser ter sucesso no plantio do jiló, a melhor época a escolher é entre os meses de setembro a fevereiro. Isso porque ele é sensível ao frio e é característico de climas quentes. No entanto se desejar plantar fora dessa época, escolha regiões que tenham o clima mais ameno no inverno e com baixa altitude.
A época ideal para iniciar a produção é de setembro a janeiro nas regiões de clima frio, de agosto a março nas de clima ameno e o ano todo nas regiões de clima quente. A colheita deve ser iniciada com 60 a 80 dias após o plantio, podendo prolongar-se até 90 dias.
O cultivo de quiabo em canteiros exige espaçamento de 30cm a 40cm entre plantas e 1,2m entre linhas, isso porque o quiabeiro cresce de forma expansiva. O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica e com boa drenagem, dando preferência para estruturas arenosas ou argilosas, com pH variando entre 6 e 6,5.
Deixe as sementes em um recipiente com água por um dia para apressar a germinação, que ocorre em aproximadamente uma semana. Sementes plantadas diretamente podem levar mais de três semanas para germinar.
Adubação orgânica: Aplicar em toda a área de cultivo, cerca de 30 dias antes do plantio, de 10 a 20 t/ha de esterco de curral ou de composto orgânico, ambos bem decompostos, ou ainda, 2,5 a 5 t/ha de esterco de galinha curtido ou húmus de minhoca .
Filgueira (1987) recomenda para a superação de dormência em sementes de quiabo a imersão em álcool, em acetona e em água durante 24 horas. A embebição em água sob temperatura ambiente algumas vezes aumenta a velocidade de germinação da semente.
No mercado brasileiro de quiabos, o mais cultivado hoje é o tipo Santa Cruz. Produtivo e de planta compacta, ele garante o sucesso de inúmeras lavouras e traz mais sabor aos pratos, sendo comercializado pela ISLA Sementes como uma variedade OP que você encontra aqui.
As principais espécies são “Chifre de veado” – a mais antiga variedade brasileira; “Campinas 2” – criada pelo Instituto Agronômico e “Santa Cruz 47” – criada pela Embrapa. As principais pragas que incidem sobre as plantações de quiabo são lagarta-rosca, pulgão, vaquinha, podridãomole, entre outras.
70 a 80 dias
A produtividade de uma lavoura bem conduzida varia entre 15.
Esse legume é fonte de fibras, vitamina A, C, B6, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, sódio e potássio. Além disso, o quiabo é pouco calórico —há cerca de 22 kcal em 100 g do alimento cozido — também é rico em água e contém ainda uma pequena quantidade de proteína (1,8 g).
Malefícios do quiabo Em termos gerais, o consumo do quiabo é considerado seguro para todos, inclusive gestantes e crianças. No entanto, um estudo publicado no periódico Journal of Phytology 2009 relacionou o consumo de quiabo a atrofia testicular. Outros estudos anteriores fazem o meso tipo de relação.
Mantém o sistema cardiovascular saudável Dependendo do nível de entupimento, há grande chance de ocorrer infartos e derrames. O potássio do quiabo também interfere na saúde do sistema cardiovascular, já que auxilia a equilibrar a pressão arterial. Quem tem hipertensão corre riscos graves de ter ataques cardíacos.
Controlar os níveis de colesterol, por conter fibras solúveis, que diminuem a absorção de gorduras no intestino; Reduzir o estresse e ajudar a relaxar, por ser rico em magnésio; Prevenir anemias, por conter ácido fólico; Manter a saúde dos ossos, por ser rico em cálcio.
A resposta é: sim! Mas calma que não é tão simples como parece. Em primeiro lugar, a baba do quiabo ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, e, com isso, seu consumo é muito indicado para diabéticos.
Em uma página do Facebook , foi compartilhada mais de 300 mil vezes a receita de como fazer o “medicamento”: “corte as pontas e o fundo de dois quiabos, coloque em um copo com água e deixe dormir, no outro dia retire os quiabos e tome a água.
– Cortar os quiabos pela metade e descartas suas pontas; – Colocá-los em um copo com os 200 ml de água, tampar o copo e deixar de molho durante a noite. DICA: Recomenda-se consumir a água em jejum e esperar meia hora antes de comer ou tomar alguma coisa.
O chá de canela, carqueja e pata-de-vaca são bons remédios naturais para ajudar no controle da diabetes porque possuem propriedades hipoglicemiantes que melhoram o controle da diabetes. Mas além destas, existem outras que também ajudam no tratamento como sálvia, melão de-são-caetano, quebra-pedra e insulina vegetal.