Se você está sofrendo com quedas de energia e possui fusíveis na instalação, procure fazer a substituição pelos disjuntores. ... Justamente por interromper a corrente elétrica para evitar um superaquecimento e até mesmo acidentes mais graves, como incêndios, é comum que o disjuntor desarme em algumas situações.
Se a sua instalação elétrica estiver fora dos padrões técnicos adequados, com todos ou vários aparelhos ligados ao mesmo circuito que o chuveiro, deve ocorrer uma queda de corrente em todos os aparelhos quando o chuveiro elétrico for ligado, e aí é justamente nas lâmpadas que essa queda é mais perceptível.
Como o disjuntor desarma quando os dois chuveiros são ligados simultaneamente, significa que há um compartilhamento do circuito, isto é, os dois chuveiros estão ligados no mesmo circuito e a soma das correntes destes aparelhos é maior do que a fiação aguenta, e portanto, maior que a capacidade do disjuntor, fazendo ...
O Dispositivo Diferencial Residual, ou DR, é um dispositivo de segurança utilizado em instalações elétricas. Sua função é detectar pequenas fugas de corrente em circuitos elétricos, acionando o desligamento imediato da alimentação e evitando que ocorram acidentes.
O dispositivo DR possui um botão de teste, que simula uma fuga de corrente. ... Já o Disjuntor DR, atua identificando a fuga de corrente, ou seja, fazendo a função do IDR e também funciona como um disjuntor, atuando na proteção contra curto-circuito.
Os Dispositivos DR, Módulos DR ou Disjuntores DR de corrente nominal residual (I∆n) até 30mA, são destinados fundamentalmente à proteção de pessoas e, acima deste valor, são apropriados à proteção das instalações elétricas.
Todo o disjuntor DR possui um botão [T] - "teste",como poderá ser observado na imagem, este botão serve para realizar um teste eletro-mecânico no dispositivo com a finalidade de simular uma fuga de corrente pré-determinada, conforme recomendado pela norma NBR 61008-1-2 este teste deverá ser feito todo mês.
Para descobrir qual aparelho está com problema, você deve realizar o teste ligando um por um. Se o DR desarmar mesmo sem nenhum aparelho ligado na tomada, isso significa que a fuga de corrente é na instalação elétrica. Neste caso vai ser necessário inspecionar o circuito.
Com o auxílio de um alicate decapador, desencape os condutores e faça a alimentação do dispositivo, não existe polaridade correta para o DR, a única especificação é onde será conectado o cabo neutro, mas sempre recomendamos manter um padrão de alimentação dos componentes.
O DR normalmente é instalado depois do disjuntor geral, mas há a possibilidade de também instalá-lo em circuitos individuais ou grupos de circuitos. Nunca faça a instalação do DR caso não haja espaço no local de instalação para todos os componentes.
Para simplificar ainda mais, anote isso: os disjuntores posicionados do lado esquerdo geralmente ficam com a alavanca em direção ao lado direto quando acionadas. Já os disjuntores posicionados ao lado direito, quando ligados, ficam voltados para o lado esquerdo.
Abra a tampa do disjuntor na parte traseira do produto abaixo do cabo de energia. Aperte o botão de teste usando um objeto de ponta fina, como uma caneta. O interruptor do disjuntor move-se automaticamente para a posição entre ON (ligado) e OFF (desligado).
As palavras "linha" e "carga" são usadas geralmente por eletricistas para identificar terminais específicos em algum dispositivo e especificar como eles devem ser conectados com fios.