Um obstáculo, ou óbice, é um objeto, coisa, ação ou situação que causa um impedimento, forma uma barreira, cria uma dificuldade, um incômodo ou um transtorno para se alcançar objetivos concretos.
Resposta: Porque obstáculo é uma proparóxitona, e de acordo com a regra ortográfica, todas as proparóxitonas são acentuadas.
Pois é uma palavra oxítona terminada em E. Todas as oxítonas terminadas em a,e,o(s) em, ens, serão acentuadas .
De acordo com a norma, o acento agudo (´) deixa de ser usado nos ditongos (encontro entre duas vogais na mesma sílaba) ei e oi das palavras paroxítonas (em que a penúltima sílaba é pronunciada de forma mais forte). Assim, jiboia, paleozoico, asteroide, estreia, diarreia, entre outras, também perderam o acento.
Madagáscar se encaixa como uma paroxítona, já que sua penúltima sílaba é a mais forte. Uma das regras das paroxítonas diz que toda vez que uma palavra com a penúltima sílaba tônica terminar com a letra "r", ela deve, obrigatoriamente, ser acentuada.
Nas palavras proparoxítonas a tonicidade está localizada na antepenúltima sílaba, sendo representada por acentos gráficos. Isto quer dizer que todas as palavras proparoxítonas são acentuadas, exceto aquelas que são de origem estrangeira, como “deficit”, “performance”, “habitat” e “superavit”, que são da língua inglesa.
as letras i e u continuam a ser acentuadas se formarem hiato mas estiverem sozinhas na sílaba ou seguidas de s. Exemplos: baú, baús, saída. No caso das palavras oxítonas, nas mesmas condições descritas no item anterior, o acento permanece. Exemplos: tuiuiú, Piauí.
Agora, como você pôde perceber, as palavras “baú”, “Itaú” e “Jaú” foram acentuadas. ... Ora, é simples: porque, de acordo com aquelas mesmas regras, das quais já falamos, as letras “u” e “i” tônicos do hiato são acentuadas quando isoladas na sílaba ou acompanhadas de “s”.
Resposta. Porque é oxítona terminada em é. O português, assim como outras línguas neolatinas, apresenta acento gráfico. Vimos anteriormente que toda palavra da língua portuguesa de duas ou mais sílabas possui uma sílaba tônica.
Veja um detalhe interessante: a palavra “herói” é acentuada por ser oxítona, mas a palavra “heroico” perdeu o acento por ser paroxítona terminada em “o”.
Quem usar a pronúncia com acento tónico na primeira sílaba, usa a grafia “ámen”. Quem usar a pronúncia com o acento na última sílaba, escreve “amém”.
Ma-ti-ne, "ti" é a sílaba tônica.
Exemplos de palavras oxítonas