É aquele sistema em que o corpo permanece em repouso ou em movimento retilíneo uniforme, quando não há nenhuma força ou conjunto de forças atuando sobre ele. Trata-se, portanto, do estado de repouso ou de Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) dos corpos, livre, da ação de forças.
Tudo que existe, desde o micro até o macro necessita do movimento para se manter equilibrado: átomos, células, órgãos, animais, planetas, galáxias – tudo se move. Uma árvore que não é flexível quebra com uma tempestade, uma folha quando cai no chão fica seca e dura; um corpo morto é rígido.
Os músculos são órgãos contráteis e elásticos. Um músculo, quando estimulado por um agente exterior, pode se contrair e encurtar rapidamente, o que promove o movimento. Após a contração, ou distensão, o músculo retoma com lentidão a seu exato comprimento anterior, dispondo de uma elasticidade perfeita.
Manter-se ativo produz inúmeros benefícios, dentre os quais os mais visíveis são a prevenção (e cura) de diversas doenças, emagrecimento, aumento da resistência física e da autoestima, alívio do estresse e o fortalecimento da musculatura, evitando dores nas articulações.
Conforme foi descrito logo acima, se movimentar ajuda a melhorar todo o corpo. Desde o funcionamento dos órgãos, até a melhora das funções cognitivas e mentais. Sendo assim, esse movimento do corpo portanto tem um efeito preventivo para o aparecimento de diversas doenças.
- Os músculos tem a função de movimentação do corpo, estabilização corporal, regulação do volume dos órgãos, movimentação de substâncias no corpo e produção de calor além de estar totalmente atuante no sistema circulatório e nervoso.
Os seres humanos podem se locomover andando ou através de máquinas por eles construídas, como a bicicleta, o automóvel, o trem, o avião, o barco, entre outras.
Resposta. um simples caminhar ou ate mesmo uma corrida, um giro, uma balançar de braços e corpo. ou seja é a capacidade fisica de se locomover.
Resposta: são exatamente 3 :plasticidade,expressão e ritmo.
O movimento é inerente ao ser humano. Qualquer um, em qualquer lugar do planeta movimenta-se. Através do movimento o homem se expressa. ... Há uma extrema coerência entre o que somos, pensamos, acreditamos ou sentimos, e aquilo que expressamos, através de pequenos gestos, atitudes, posturas ou movimentos mais amplos (p.
Anos depois, no fim do século II d.C., o movimento humano foi tema de um livro escrito pelo médico Claudius Galeno, considerado por muitos o primeiro médico esportivo da história.
movimento é, assim, uma ação em que um sujeito, pelo seu se movimentar, se introduz no mundo de forma dinâmica e através desta ação percebe e realiza os significados/sentidos em e para o seu meio". Para Gonçalves (2001), o homem é totalidade através da corporeidade.
Surgiu na Grécia Antiga.
As práticas corporais são fenômenos que se mostram, prioritariamente, ao nível corporal e que constituem-se como manifestações culturais de caráter lúdico, tais como os jogos, as danças, as ginásticas, os esportes, as artes marciais e acrobacias, entre outras práticas sociais.
Do grego kinesis (movimento), Cinesiologia é a ciência que estuda o movimento. Em Cinesiologia humana é estudado os músculos e articulações, pois é através da contração dos músculos e das estruturas articulares que o movimento humano acontece.
Penna (1990) considera que "a origem psicológica do movimento são as pulsões, as tendências e os desejos expressos nas tensões corporais e revelados na linguagem dos gestos e dos sons humanos" (p.
Sendo assim, pode-se identificar como movimentos as seguintes ações: Andar, correr, saltar, galopar, arremessar, considerados por Gabbard como elementos fundamentais para o reconhecimento do espaço por todos os indivíduos.
Para este autor, a composição do ritmo não é destacada apenas pelo “tempo”, mas também pela “acentuação”, elemento percebido como “muito forte”, ou seja, pela velocidade. Então, o ritmo no movimento acontece por meio de uma ação do músculo no “tempo” da “acentuação”.
O ritmo é a vida de toda vida, sem ritmo nada pode existir. Sem uma consciência rítmica nada pode realizar-se. ... Ao internalizar determinado ritmo musical é possível fixar uma determinada destreza motora, tendo em vista a estreita relação que existe entre ritmo e movimento.
Ritmos Construidos:São ritmos criados pelo homem,que estão em sincronia com os ritmos naturais. Como exemplo podem-se citar as marcações regulares de tempo que originam as formas musicais.