O registro do contrato de locação deve ser solicitado em Cartório de Registro de Imóveis pelo locador ou pelo locatário. Para efetivar o registro, é necessário apresentar o contrato já assinado, com as cláusulas de direitos e deveres de ambas as partes.
A lei não exige essa formalidade para validade do contrato de locação, sendo que mesmo sem o reconhecimento das assinaturas do locador e locatário o contrato é completamente valido e vincula as partes ao seu fiel cumprimento. ...
Para o locatário, são exigidos os seguintes documentos:
De um a três dias é o tempo máximo que as imobiliárias dão para que o interessado entregue toda a papelada. Uma delas é a certidão atualizada do registro de imóveis, solicitada para comprovar o imóvel do fiador, que deve ser requerida junto ao cartório de registro e pode demorar até cinco dias úteis para a liberação.
Alugar visando economizar Nessa economia, entram tanto as dívidas com as parcelas de um (possível) financiamento quanto os custos necessários para manter um imóvel. Enquanto aluga um espaço, a pessoa pode administrar o próprio orçamento sem se prender a um local específico de moradia ou trabalho.
Como sabemos, a locação imobiliária é uma atividade econômica. O dono de uma casa, terreno, apartamento etc. decide locar a propriedade para ter ganho financeiro. Sendo assim, é justo que ele exija garantias ao inquilino, para ter a segurança de que terá os seus interesses preservados.