Digestão. Os sistema digestório dos platelmintos é incompleto, ou seja, a boca é a única abertura para o exterior, não possuindo ânus. A digestão pode ser intra ou extracelular. ... As tênias não possuem sistema digestório, se alimentam por difusão, absorvendo os nutrientes pré-digeridos do hospedeiro.
A teníase é uma doença causada pela tênia e pertence à Classe Cestoda, representada por parasitas intestinais que podem atingir até oito metros de comprimento. Não possuem sistema digestório, uma vez que absorvem nutrientes digeridos pelo hospedeiro.
O tubo digestório dos platelmintos é incompleto pois não possuem ânus, ou seja, o alimento entra pela boca e o que nao é digerido sai também pela boca. Os nematelmintos possuem o tubo completo, o alimento entra pela boca e o que não é digerido é liberado pelo ânus.
São animais triblásticos, acelomados e com simetria bilateral. O sistema digestório é incompleto e ausente em algumas espécies. A excreção ocorre por protonefrídio, as trocas gasosas ocorrem por difusão, e o sistema nervoso é provido de gânglios.
Excreção dos platelmintos O sistema excretor dos platelmintos é formado por estruturas como o protonefrídio. É nessa estrutura que se encontram as células-flama. Células-flamas também podem ser chamadas células-chama ou ainda de solenócitos. As células-flama possuem flagelos que movimentam o líquido no protonefrídio.
O sistema de excreção ocorre através do armazenamento de excretas, na forma de amônia, no pseudoceloma. ... Os nematelmintos não possuem órgãos excretores nem células ciliadas especializadas em excreção.
Sistema Excretor: Os moluscos apresentam metanefrídios: um tubo (ou conjunto de tubos) responsável pela excreção de substâncias. Os moluscos terrestres excretam ureia e os moluscos aquáticos excretam amônia.
Nematelmintos ou nematódeos (filo Nematoda) são vermes cilíndricos, não segmentados, que incluem várias formas de parasitas, como as lombrigas ou Ascaris e os vermes ancilóstomos, causadores do amarelão e da elefantíase.
Platelmintos: São achatados, acelomados, sistema digestório incompletos ou ausentes, reprodução assexuada ou sexuada. Nematelmintos: São cilíndricos, pseudocelomados, sistema digestório completo, reprodução sexuada.
Os platelmintos são vermes achatados triblásticos acelomados, tubo digestório incompleto ou ausente, com uma simetria bilateral e são os primeiros animais a apresentarem um sistema nervoso central. ... Os nematódeos são vermes cilíndricos,triblásticos pseudocelomados, com sistema digestório completo - boca e ânus.
Os Nematelmintos, também chamados de Asquelmintos, ou ainda de Nemátodas, são vermes, ou seja, possuem uma forma alongada. Diferente dos platelmintos, que são achados, estes são cilíndricos e apresentam um grau de complexidade um pouco maior. Podem ser de vida livre ou parasitas.
– Desenvolvimento embrionário dos Nematelmintos: Os nematelmintos, assim como os platelmintos são animais triblásticos. Ou seja, possuem três folhetos embrionários (ectoderme, mesoderme e endoderme). ... Porém, essa cavidade não é derivada da mesoderme, como no caso dos animais celomados. Mas sim, da blastocele.
Lombriga, filaria e ancilóstomo são os representantes mais famosos do Filo dos Nematódeos. Porém, não há só parasitas neste grupo!
A fecundação é interna. Os machos depositam seus gametas (espermatozóides) no poro genital das fêmeas, sendo que a saída dos espermatozóides se dá pela cloaca. ... Após a fecundação, o zigoto desenvolve-se dentro de um ovo.
A reprodução dos anelídeos ocorre de forma assexuada ou sexuada. Excluindo os poliquetos que são dióicos, os outros anelídeos são hermafroditas. No caso dos hermafroditas, a exemplo da minhoca, existe uma parte do corpo que ajuda na reprodução, o clitelo.
Para evitar as verminoses, algumas recomendações podem ser seguidas: