As características do mito na atualidade são: - mito é convertido em fábula ou alguma história fictícia que possui alguma moral ou para dar sentido ao universo. ... Mito são narrações para explicar a realidade e elementos da natureza por meio de símbolos e personagens sobrenaturais, deuses e heróis.
O mito surge a partir da necessidade de explicação sobre a origem e a forma das coisas, suas funções e finalidade, os poderes do divino sobre a natureza e os homens. ... Organizar – o mito organiza as relações sociais, de modo a legitimar e determinar um sistema complexo de permissões e proibições.
O mito é uma resposta à tentativa arcaica e perene de responder às questões sobre a origem do mundo, dos elementos, dos fenômenos e outros. Desde o início dos tempos teve essa função: expressar a indagação do ser humano sobre o universo e sobre o próprio ser.
Os mitos fundadores são histórias simbólicas, carregadas de sentido, que buscam explicar a origem dos povos e dos demais seres.
Os escravos eram capturados por toda a Europa e na região do Mediterrâneo, incluindo povos celtas, germânicos, trácios, eslavos, cartagineses e um pequeno grupo de etíopes no Egito Romano.