É o que chamamos de ativar o Glúten. Essas pontes deixam a massa mais elástica, o que permite que ela seja manipulada sem arrebentar e não deixa o gás carbônico formado durante a fermentação escapar. Isso dá uma textura macia às massas e as transforma em alimentos bem mais fáceis de mastigar.
Eu nunca tive um problema com a massa tão seca que não é necessária para os cortadores de biscoitos, mas se a massa estiver literalmente caindo aos pedaços, você pode apenas borrifar (ou na ausência de um borrifador de água da cozinha, polvilhe com as pontas dos dedos) com água fria.
Porque às vezes você vai lá e coloca a num forno muito elevado, o seu pão não tem tempo suficiente de dar um salto de forno, bem adequadamente, ele tem que tá uma temperatura que não seja alta demais, geralmente são esses pães rústicos, eu gosto de duzentos e trinta graus no máximo, que é onde ele vai conseguir dar um ...
O sal inibe a ação do fermento e faz com que o pão não cresce. O sal deve ser adicionado momentos antes de sovar a massa. A temperatura da água ou do leite podem matar os fungos do fermento. Temperaturas altas matam os fungos e muito frias não ativam o fermento.
A massa deve sair com uma temperatura entre 23ºC e 25ºC após a mistura dos ingredientes. Se ela sai com uma temperatura elevada, o pão começa a fermentar rápido demais. Usar qualquer líquido morno acelera a fermentação, o que não é bom para o pão, pois perde qualidade, aroma e sabor.
Aumente a temperatura. Para que sua massa cresça, você precisa dar ao fermento o que ele quer. Encha uma assadeira com água fervente e coloque-a na prateleira mais baixa do forno. Ponha o recipiente com a massa na prateleira central, feche a porta do forno e deixe a massa crescer.
Que tal colocar a massa de pão no forno para acelerar o seu crescimento? Outra maneira de acelerar o crescimento da massa de pão no inverno é colocá-la dentro de um forno levemente aquecido. Basta ligar o aparelho na temperatura mais baixa, deixar aquecer por 5 minutos, desligar o fogo e colocar a massa.
Forno muito quente Para resolver esse problema, o ideal é o forno médio, porque aí seu pão vai assar por igual. Porém, se o pão começar a dourar muito rápido, você pode colocar um papel alumínio por cima e diminua o forno para que termine de assar por igual.
O principal problema com o seu método é o fato de deixar o pão crescer em temperatura ambiente por mais de 8 horas, o que quase sempre leva à impermeabilização. A impermeabilização geralmente significa que a formação de glúten foi esticada até seus limites e geralmente resultará no colapso da massa.
Quanto mais tempo de descanso e fermentação, mais macia vai ficar a sua massa. Então, se você armazenar na geladeira por 3 dias, é o tempo ideal que ela precisa para se desenvolver lentamente.
Se o oxigênio for exposto à massa, as áreas expostas ficarão duras e ficarão juntas, não permitindo que a primavera e o pão uniformes subam. Deixe a massa ficar à prova por 35 minutos depois de removida da geladeira.
Se você planeja preparar o pão dentro de um ou dois dias, pode colocá-lo cru na geladeira em vez de no congelador, mas se você só for assar o pão muito depois, ela deve ser congelada. Assim, a massa de pão pode durar até um mês.
Massas cruas de macarrão, feitas em casa, podem ser congeladas sem cozinhar, mas, precisam ser muito bem embaladas em embalagem dupla de plástico para não ressecar. Massas simples podem ser congeladas já cozidas, passadas na manteiga, mas o resultado não é tão bom, pois as massas tendem a grudar.
Manter congelado à temperatura de -18° C. Retire do freezer, coloque em uma forma untada, deixando um espaço entre eles, deixe descongelar e crescer por aproximadamente 4 h ou até dobrar seu tamanho.
Nossa dica é deixar as mercadorias bem cobertas em um recipiente de plástico para não desidratar tanto. Desse modo, os alimentos nãoperdem a umidade, que dá aquele gostinho suculento na massa. Além disso, ao guardar os salgadinhos de volta no congelador, use saquinhos a vácuo para garantir a proteção.
Importante:Esta massa pode ser preparada de véspera e guardada "crua" na geladeira. Para isso, siga os procedimentos de preparo da massa, porém, não deixe crescer. Assim que terminar de sovar, coloque-a numa vasilha grande e fechada dentro da geladeira. Dura até 4 dias na geladeira.
Consuma os Donuts em no máximo 2 dias, mantendo em um refratário bem fechadinho, depois disso eles podem ficar mais sequinhos no caso dos assados, e bem duros no caso dos fritos. Na geladeira elas duram até 1 semana, mas é claro que perde a maciez.