O potencial de ação ocorre quando o estímulo é suficiente para atingir o limiar de excitabilidade e dessa forma gerar a despolarização da membrana e propagação do impulso nervoso.
Imagine dois eletrodos, um colocado fora e outro dentro da membrana plasmática de uma célula viva. Se fizer isso, você poderá medir a diferença de potencial elétrico, ou voltagem, entre os eletrodos. Essa diferença de potencial elétrico é chamado potencial da membrana.
Hiperpolarização (saída do excesso de potássio) Quando uma célula recebe um estímulo inibitório, ocorre a saída do íon potássio (K+) e a entrada do íon cloro (Cl-), tornando o meio interno da célula mais negativo e o meio externo mais positivo, inibindo a propagação do potencial de ação.
A transmissão do impulso nervoso ocorre como uma onda de mudança de polarização da membrana do axônio. No meio extracelular, encontra-se uma maior concentração de íons sódio (Na+), o que faz com que a membrana, em sua face externa, apresente carga positiva e, em sua face interna, carga negativa.
A sinapse é uma região de proximidade entre um neurônio e outra célula por onde é transmitido o impulso nervoso. Sabemos que os impulsos nervosos devem passar de uma célula à outra para que ocorra uma resposta a um determinado sinal. ... Geralmente elas ocorrem entre o axônio de um neurônio e o dendrito de outro.
15) A) O neurônio comunica-se com o músculo através de uma sinapse, denominada placa motora. A chegada do impulso nervoso à placa motora, desencadeia a liberação do mediador químico acetilcolina na fenda sináptica. Esse mediador é que excitará a membrana muscular. ... Os músculos estão unidos aos ossos pelos tendões.
O impulso nervoso sempre segue o mesmo trajeto: Dendrito → Corpo celular → Axônio.
Resposta: Ocorre por conta de que a transmissão destes impulsos nervosos é realizada mediante o impulso elétrico recebido pelos dendritos, que logo na sequencia prosseguem através do corpo dos axônios, o percorrendo por completo até que chegue á sua extremidade deste.