6 dicas para melhorar a qualidade de vida do idoso
De acordo com o levantamento, metade dos idosos que residem no Brasil faz parte da classe média e usufrui de boas condições de vida. Outros levantamentos compilados por EXAME.com revelam que mais idosos estão aproveitando a velhice para voltar a estudar, investir em lazer ou voltar para o mercado de trabalho.
· Poder público deve garantir ao idoso condições de vida apropriada; · A família, a sociedade e o poder público, devem garantir ao idoso acesso aos bens culturais, participação e integração na comunidade; ·Idoso tem direito de viver preferencialmente junto a família; · Idoso deve ter liberdade e autonomia.
Dentre os direitos específicos dos idosos podem-se relacionar o atendimento preferencial, imediato e individualizado junto a órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população; o direito de ser bem cuidado e atendido por sua própria família, o direito de receber do Poder Público, gratuitamente, medicamentos ...
Os direitos da pessoa idosa estão reunidos no Estatuto do Idoso (Lei n. 10.
Antigamente, envelhecer significava ficar quieto em casa, de chinelos, sentado numa poltrona ou fazendo tricô. Os novos idosos estão redescobrindo e aproveitando as boas coisas que a vida pode proporcionar, e isto não é por acaso. ... As pessoas têm chegado à terceira idade cada vez mais fortes e saudáveis.
Os 10 mandamentos da boa convivência
Atendimento preferencial, direito à passagem gratuita no transporte público, reserva de 3% das unidades residenciais nos programas habitacionais públicos e descontos em atividades de cultura, esporte e lazer.
Os superidosos podem nos ensinar sobre como envelhecer com saúde, autonomia, memória e sem depressão. Viver muito. Ver filhos, netos, bisnetos e quiçá tataranetos crescerem. Presenciar o mundo passar por várias transformações.
Segundo a OMS (2015), existem evidências empíricas suficientes para sustentar que “ao continuar com o processo de aprendizagem, os idosos podem adquirir conhecimentos e habilidades para controlar sua saúde, acompanhar o processo tecnológico da sociedade, e, por exemplo, por meio de trabalho ou voluntariado, se adaptar ...
O que se deve levar em conta na alfabetização de idosos
Por isso, não deixe que o idoso esqueça o celular na gaveta e force-o a treinar. Para isso, ligue para ele envie mensagens para incentivá-lo a responder; Aproveite a nova companhia virtual: Depois de ensinar o idoso com paciência, o resultado é mais uma companhia virtual. “Quando o idoso conecta, é muito legal.
Aprender a reconhecer as letras do alfabeto é o primeiro passo para aprender a ler. Use um cartaz, uma lousa ou um caderno para escrever ou mostrar o alfabeto. Vá mostrando cada uma das letras para o aluno até ele aprender todas elas. Use a música do alfabeto para ajudar o aluno a não se esquecer das letras.
10 dicas para o ensino de tecnologia para idosos