Nas locuções verbais, o verbo auxiliar acompanha o principal: Deve haver um caixa eletrônico por aqui. Vai fazer dois anos que estou aqui. Lembre-se que o verbo “existir” não é impessoal e, portanto, é conjugado normalmente em concordância com o sujeito: Existem muitas cadeiras aqui.
Verbos impessoais são verbos que, não apresentando sujeito, são conjugados apenas na 3. ª pessoa do singular. Os principais verbos impessoais são o verbo haver (apenas com sentido de existir), o verbo fazer (quando indica tempo decorrido) e verbos que indicam fenômenos da natureza e atmosféricos.
Os verbos impessoais, como o próprio nome diz, não possuem sujeito. Eles são a base das orações sem sujeito e são considerados verbos defectivos, isto é, verbos que NÃO são conjugados em todas as formas previstas pelo paradigma, como os verbos abolir, precaver, chover, entre outros.
O tratamento impessoal a ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre: ... da ausência de impressões individuais de quem comunica; da pessoalidade de quem recebe a comunicação; do caráter pessoal do próprio assunto tratado.
Nas formas impessoais, o “IL” (o) sujeito é uma forma vazia. É como se não houvesse um agente responsável pela ação, pelo acontecimento, como se ele fosse apagado, colocado de lado. O verbo encontra-se sempre na terceira pessoa do singular, mesmo quando o sujeito “real” está no plural. ...
O infinitivo pessoal, em suma, se refere a uma pessoa (sujeito) e, assim, varia em número e pessoa. Exemplo: O jeito é eu fazer o que a mãe pediu.
O infinitivo pessoal composto é formado pelo infinitivo pessoal do verbo ter mais o particípio do verbo principal. Além do verbo ter, pode ser formado também com o verbo haver como verbo auxiliar.
O modo infinitivo é um modo impessoal. O modo impessoal, como o próprio nome diz, não carrega nenhuma marca de pessoa; ele não se conjuga. O infinitivo é como a identidade do verbo; é a forma sob a qual ele será encontrado classificado por ordem alfabética em um dicionário. ...
Para que serve o infinitivo? O infinitivo transmite a ideia de uma ação ou estado. Dessa forma, desempenha uma função semelhante a um substantivo. No entanto, o infinitivo não dá nenhuma indicação sobre a temporalidade.