Caracteres em azul: veículo oficial. Caracteres em vermelho: veículo para utilização comercial ou de aprendizagem. Caracteres em verde: veículo em experiência ou teste. Caracteres em dourado: veículo utilizado para atividades diplomáticas.
Brancas, com borda vermelha, símbolos e letras pretas, geralmente no formato circular (exceto as placa de "dê a preferência", triangular e a placa "pare", com formato hexagonal e cor vermelha com letras brancas). São utilizadas para regulamentar, ou seja, para indicar obrigações, limitações e proibições.
As Placas Educativas tem a função de educar aos usuários da via quanto ao seu comportamento adequado e seguro no trânsito. Podem conter mensagens que reforcem normas gerais de circulação.
Saindo da cidade para pegar a estrada, é comum ver dois tipos de placas com indicações: as verdes e as marrons. Sabe qual a diferença entre elas? As marrons com ilustrações e letras em branco são placas turísticas. Já as verdes e branco mostram as saídas das vias, as direções possíveis e as distâncias até outra cidade.
As pistas verdes são para esquiadores principiantes. As pistas azuis são para esquiadores de nível médio. As pistas vermelhas são para esquiadores de nível médio-alto. As pistas negras são pistas muito difíceis, para esquiadores de nível alto.
São usadas cinco cores: Amarela: é usada para demarcar fluxos de sentidos opostos, marcar espaços proibidos de estacionamento ou parada e demarcar obstáculos. Branca: utilizada para demarcar fluxos de mesmo sentido, faixas de pedestres e também usada na pintura de símbolos e legendas.
Sinalização gráfica horizontal é aquela executada sobre o pavimento de uma via para o controle, advertência e orientação ou informação do usuário. São faixas e marcas feitas no pavimento, com tinta refletiva, de preferência, e nas cores amarela e branca.
Linha amarela tracejada de um lado e contínua do outro: esse tipo de sinalização indica que a via possui fluxo de sentidos opostos, ou mão dupla. Nela só é permitida a ultrapassagem para quem está na linha tracejada. Quem está na faixa com linha contínua deve permanecer nela.
Os tipos de traçado são: faixa amarela contínua, faixa branca contínua, faixas brancas interrompidas, faixa de pedestre.
Seu padrão de traçado pode ser: Contínuo: são linhas sem interrupção pelo trecho da via onde estão demarcando; podem estar longitudinalmente ou transversalmente apostas à via. Tracejado ou Seccionado: são linhas interrompidas, com espaçamentos respectivamente de extensão igual ou maior que o traço.
Exemplos:faixa de pedestres, linha de retenção. Orientam fluxos de tráfego em uma via, direcionam a circulação de veículos, regulamentam áreas de pavimento não utilizáveis. Aparecem na cor branca quando direcionam fluxos no mesmo sentido e amarela para fluxos opostos.
A sinalização vertical é classificada de acordo com sua função, compreendendo os seguintes tipos: - Sinalização de Regulamentação; - Sinalização de Advertência; - Sinalização de Indicação. Tem por finalidade informar aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias.
A sinalização de segurança visa alertar os trabalhadores e visitantes sobre as situações de risco ou perigo e a necessidade do uso dos equipamentos de proteção no ambiente de trabalho (EPI e EPC).