Uma das funções principais da criminologia é estabelecer uma relação estreita entre três disciplinas consideradas fundamentais: a psicopatologia, o direito penal e a ciência político-criminal. ... Interessam ao criminólogo as causas e os motivos para o fato delituoso.
A atuação do criminólogo dentro de uma empresa No meio corporativo, o criminólogo pode atuar em conjunto com os setores de Recursos Humanos e de Auditoria. Trabalha analisando o comportamento humano e, principalmente, os comportamentos desviantes, que podem trazer prejuízos futuros para uma empresa.
Você terá que passar por exames separados do seu diploma de criminologia ou grau relacionado que você obteve. Assim, além de seu diploma, você pode precisar obter uma licença para poder atuar como criminologista. Então, o que você precisa fazer é procurar os requisitos do seu trabalho de criminologia no seu local.
Vale ressaltar que ainda não existe a profissão específica de profiler no mundo. Mesmo nos Estados Unidos, para se tornar um profiler é preciso ser policial e entrar no FBI, ou seja, não é uma profissão e sim uma função do policial. Existe ainda a dificuldade de comprovação científica.