Na ciência política, oligarquia ("oligarkhía" do grego ολιγαρχία, literalmente, "governo de poucos") é a forma de governo em que o poder político está concentrado num pequeno número pertencente a uma mesma família, um mesmo partido político ou grupo econômico ou corporação.
Chama-se República Oligárquica o período da História do Brasil marcado pela alternância de poder entre as oligarquias cafeeiras de Minas Gerais e São Paulo, entre os anos de 1894 e 1930. Se trata, portanto, de quase todo período da Primeira República no Brasil. Oligarquia significa “governo de poucos”.
República Oligárquica ou das Oligarquias: o período durou de 1895 e foi até 1930. Recebeu esse nome porque , na época, os grandes coronéis e donos de fazenda eram tidos como “chefes políticos”, exercendo grande influência nas decisões políticas do país.
A República oligárquica terminou após Getúlio Vargas, derrotado nas eleições de 1930, tentar impedir a posse do presidente recém eleito pela oligarquia paulista, Júlio Prestes.
O fim da crise pode bem como ser datada a partir do assassinato de Júlio César em 15 de março de 44 a.C., após ele e Sula se esforçarem "para desmantelar o governo da república", ou alternativamente quando Otaviano tomou o nome de Augusto e fundou o Império Romano em 27 a.C. O fim pode também ser datado antes, na época ...
A conjuntura política e a pressão dos militares levaram Vargas a renunciar em outubro de 1945, pondo fim ao que os historiadores chamam de Era Vargas. Em 1951, Vargas ainda retornaria ao poder, dessa vez através de eleições diretas para presidente. ... Em 24 de agosto de 1954, o presidente suicidou-se.
A Primeira República foi iniciada com a Proclamação da República em 15 de novembro de 1930. A posse de Getúlio Vargas como presidente, após a Revolução de 1930, marcou o fim desse período.
Assim, é possível afirmar que os movimentos sociais são fortíssimos instrumentos de participação popular na composição das políticas públicas e consolidação da democracia. ... Isso ocorre porque as contradições que alimentam os movimentos sociais também permeiam todo o sistema jurídico.