Significado de Jante substantivo feminino [Regionalismo: Norte e Nordeste] Aro da roda dos automóveis.
Na língua tupi, falada por todos os habitantes do nosso país nos primeiros 200 anos de colonização, “itá” significa “pedra”. Esse prefixo é bastante comum, porque tanto os nativos quanto os bandeirantes usavam referências da natureza para batizar as áreas onde moravam ou por onde passavam.
O nome "Tietê" foi registrado pela primeira vez no ano de 1748 no mapa Danvile. O hidrônimo é de origem tupi e significa "água verdadeira", com a junção dos termos ti ("água") e etê ("verdadeiro, grande, fundo, que corre para baixo").
Tietê: “caudal”, “volumoso”, em tupi. Nome de rio e município do estado de São Paulo.
Butantã – Do Tupi-Guarani: bu (ibi) = terra; tatã (atã, tantã) = muito duro.
Origem do povoado O nome primitivo da região de Moreira César era “Nhambuí”, que na língua Tupi-guarani significa “a noz que arrebenta”. Os indígenas se referiam ao fruto da mamoneira, a mamona, que, quando seco se arrebenta.
O nome significa amplamente "lugar abundante de taquaras cortantes como facas", através da junção dos termos ta'kwar/taqua (taquara), kysé/quicé (faca) e tyba/tuba (ajuntamento ou lugar abundante em).
Taubaté – Do Tupi guarani “taba” (aldeia) “ibaté” (alta) significa aldeia (taba) elevada. Cidade e Município de São Paulo.
Significado de Tupi substantivo masculino e feminino Indivíduo dos tupis, uma das principais tribos de indígenas brasileiros. ... Os índios de língua tupi habitavam quase todo o litoral brasileiro, pela época do descobrimento, e foram os primeiros a estabelecer contato com os colonizadores europeus.
Dialeto Mawé (Maué)
O nome Anahí tem origem... Significa “estrela”, “astros celestes”.
Significado de itaocara: Palavra do tupi guarani que significa: "praça de pedra".
Teindîra irmã, irmãos somente para com as irmãs). Tûba, Tutira, tio. Coya, gêmeso.
Significado de mangará: 1. Coração (tupi-guarani). 2.
Iraê vem do tupi-guarani e significa doce como o mel.
Falante 2 - Al toko. / Tudo bem.
A USP (Universidade de São Paulo) oferece cursos online para quem deseja aprender línguas indígenas, como tupi antigo e língua geral (nheengatu). O conteúdo gratuito é disponibilizado pela FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas).