1. [ Química ] Que tem a mesma concentração molecular, e, por consequência , o mesmo poder osmótico. 2. Cuja concentração de moléculas é semelhante aos fluidos do corpo humano (ex.: as bebidas isotónicas repõem a água e os sais minerais perdidos durante a transpiração).
Segundo o médico do esporte Gustavo Magliocca, o isotônico serve para repor sais minerais (como sódio e potássio) e carboidratos perdidos por atletas em exercícios intensos e/ou que duram mais de uma hora. Também evitam cãibras e a desidratação.
Os isotônicos são bebidas esportivas ricas em carboidratos e sais minerais (sódio e potássio), com formulação semelhante ao plasma humano, que ajudam a repor os nutrientes perdidos durante o exercício.
Quando devemos tomar Gatorade? Gatorade deve ser consumido antes, durante e depois do exercício físico. Desta forma, Gatorade promove ao organismo a hidratação necessária para garantir um melhor desempenho na atividade física por mais tempo.
A Dra. Myrna destaca que a água de coco, pode ser uma boa opção para reidratar, pois é rica em vitaminas, fibras e minerais, e apresenta um valor calórico reduzido. “Além de ser natural, já é suficientemente adocicada e pode ser consumida em quantidades um pouco maiores que o isotônico.
Os eletrolíticos são sais minerais usados na hidratação. Mas, por serem ricos em sódio, só devem ser usados durante a prática de atividades físicas intensas. Para ser necessário o consumo de eletrolíticos, o treino precisa ter duração superior a uma hora e meia, ou o tempo precisa estar muito quente.
Quais são os suplementos mais usados por quem está começando a fazer academia?
5 suplementos presentes na rotina de fisiculturistas
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), grande parte dos produtos usados como suplementos alimentares era classificada em diferentes categorias regulatórias: (I) Alimentos para atletas; (II) Suplementos vitamínicos e/ou minerais; (III) Novos alimentos e/ou novos ingredientes; (IV) Alimentos ...
Eles são destinados a pessoas saudáveis, com a finalidade de fornecer nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos em complemento à alimentação. Essa categoria foi criada em 2018 para garantir o acesso da população a produtos seguros e de qualidade.